Plano Nacional de Recursos Hídricos terá 22 prioridades até 2015



O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) terá 22 prioridades de 2012 a 2015. Lançado em 2006, o plano visa a fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e a atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Singreh). 

Na última quarta-feira (14), o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) aprovou a revisão do plano, a primeira desde o seu lançamento. O processo da primeira revisão do plano objetiva avaliar os avanços e desafios dos primeiros cinco anos de sua implementação (2006-2010), com adequações e correções necessárias para o planejamento nacional da gestão dos recursos hídricos. 

O documento PNRH - Prioridades 2012-2015, aprovado por unanimidade pelos conselheiros, serviu de base para a elaboração do Plano Plurianual do Governo Federal do próximo quadriênio, definindo uma agenda transversal da água.

A decisão do CNRH, de acordo com o gerente de Políticas e Planejamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Franklin de Paula Jr, integra a agenda positiva do Brasil para ser apresentada na Rio+20, a ser realizada em junho do próximo ano, pelo cumprimento da meta nº 26 da Conferência Rio+10, realizada em Joanesburgo, em 2002.

O Brasil foi o primeiro país das Américas a ter um Plano Nacional de Recursos Hídricos que foi elaborado de forma participativa envolvendo mais de 7 mil pessoas que atuam na gestão hídrica no País. “O plano brasileiro é destacado internacionalmente por considerar a água em vários aspectos, como sociais, ambientais, culturais, éticos, técnicos, econômicos, entre outros”, diz o gerente do MMA.  O documento traz informações sobre disponibilidade e qualidade das águas no País, até o ano de 2020, além de indicar meios para que os vários usos do recurso natural possam ser atendidos de forma satisfatória.

O documento, que irá orientar a implementação do plano nos próximos quatro anos, foi elaborado por um grupo de trabalho formado por gestores e técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA e da Agência Nacional de Águas (ANA), a partir das propostas das consultas públicas nas 12 Regiões Hidrográficas brasileiras, ocorridas em 2010, e das recomendações da Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos (CTPNRH).

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



16/12/2011 10:47


Artigos Relacionados


Plano Nacional de Recursos Hídricos

Brasil vai revisar Plano Nacional de Recursos Hídricos

Na Semana da Água, Brasil revisa Plano Nacional de Recursos Hídricos

Meio Ambiente: Plano Nacional de Recursos Hídricos é apresentado em São Paulo

Debate sobre Plano Nacional de Recursos Hídricos integra Semana da Água

Plano Trienal do Seguro Rural prevê recursos de R$505 milhões em 2015