PPA prevê erradicação do analfabetismo até 2007



O Plano Plurianual de Investimentos (PPA) de 2004 a 2007, enviado ao Congresso, aponta dezesseis áreas de desenvolvimento nas quais deverão ser priorizados os investimentos governamentais. Em cada uma delas, há metas a serem alcançadas. Na educação, por exemplo, o governo quer erradicar o analfabetismo até 2007. Além disso, até 2006 todas as crianças entre 7 e 14 anos devem estar matriculadas no ensino fundamental.

Ainda na área de educação, o PPA estabelece a capacitação de 1,8 milhão de professores em todos os níveis, a distribuição de 440,6 milhões de livros didáticos e de 2,4 milhões de uniformes escolares. Na área de ciência e tecnologia, o objetivo é aumentar em 60% o número de doutores formados por ano e em 80% os registros brasileiros de patentes.

Na área de saúde, o Executivo trabalha com a expectativa de redução do índice de mortalidade infantil dos atuais 27 por mil para 24 por mil até o final do período. Este objetivo, conforme o texto do PPA, será conseguido com a garantia do acesso da população a medicamentos essenciais e a ampliação dos serviços ambulatorial e hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O governo também quer chegar a 30 mil equipes no programa Saúde da Família.

Outra área privilegiada, e que tem efeitos diretos na saúde da população, é o saneamento. Pelo PPA, o governo prevê o aumento da cobertura do abastecimento de água de 92,4% para 93,5% e da coleta de esgoto de 50,9% para 57,9%.

O Plano Plurianual de Investimentos estabelece ainda o financiamento da construção de 1,2 milhões de habitações até 2007, o que reduziria em 25% o déficit habitacional brasileiro. Além disso, o governo pretende entregar 780 mil títulos de propriedade.

Reforma agrária

Os planos do governo são fortalecer a agricultura familiar, permitindo o acesso de 3,7 milhões de famílias ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) - hoje são 1,4 milhões de famílias atendidas. Pelo PPA, entre novos assentamentos e a consolidação de assentamentos considerados precários, deverão ser atendidas 265,4 mil famílias. Apenas este ano, conforme anunciou o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, deverão ser assentadas 60 mil. Ainda nesta área, a idéia é emitir 400 mil títulos de propriedade e beneficiar 114,2 mil pequenas propriedades com crédito fundiário. Outra meta é a alfabetização de 202 mil jovens e adultos em assentamentos.

Na área de meio ambiente, o plano do Executivo é duplicar a área de florestas manejadas e reduzir em 15% os focos de incêndio. Além disso, pretende formar 6,2 mil educadores ambientais.

No que diz respeito aos recursos hídricos, o governo prevê no PPA a ampliação em 5 bilhões de metros cúbicos no abastecimento de água em zonas do semi-árido. Isso será possível com a revitalização e integração da bacia do Rio São Francisco com as bacias dos Rios Jaguaribe, Piranhas-Açu e Apodi. O governo também pretende desenvolver os projetos de agricultura irrigada, incorporando novas regiões e estimulando um aumento de 83% neste tipo de unidade de produção.



29/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Direitos Humanos discute desafio de erradicação do analfabetismo

Erradicação de analfabetismo exige esforço coletivo, concordam senadores

César Borges aponta descumprimento da meta de erradicação do analfabetismo

Jefferson se diz "moderadamente otimista" com o PAC e prevê crescimento de 4% em 2007

Congresso reforçará trabalho de investigação em 2007, prevê pesquisadora

Cristovam quer abolir analfabetismo