Prefeito de Bom Jesus da Lapa se reúne com ministra da Igualdade Racial



A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), recebeu nesta terça-feira (26), o prefeito do município baiano de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

A agenda quilombola, cuja representação é expressiva na região, foi o principal ponto de pauta da audiência, que contou com a presença do deputado Federal Luiz Alberto (PT-BA), e do recém-empossado secretário municipal para a temática racial, assuntos sobre juventude e mulheres, Florisvaldo Rodrigues da Silva.

Entre outras reivindicações, o prefeito solicitou orientação da ministra para o funcionamento da nova Secretaria e para viabilizar ações de infraestrutura que atendam às comunidades rurais, a exemplo da pavimentação de 120 quilômetros da estrada que liga Bom Jesus ao município de Malhada.

“Precisamos visualizar as principais demandas do município para construirmos uma proposta de trabalho que se encaixe nos programas e projetos da Seppir”, declarou a chefe da Secretara de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, que manifestou disposição para contribuir com o planejamento da agenda racial de Bom Jesus da Lapa.

Para auxiliar a tarefa dos gestores municipais baianos, a ministra sugeriu que eles consultassem o Guia de Implementação do Estatuto da Igualdade Racial para Estados, Distrito Federal e Municípios, lançado na III Conferência Nacional sobre a temática. Elaborada pela Seppir, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a publicação traz orientações práticas sobre como implementar políticas da área.

 Localizado a 796 quilômetros de Salvador, Bom Jesus da Lapa tem uma população estimada em 68,2 mil habitantes, entre eles os integrantes das comunidades de Lagoa do Peixe, Povoado de Araças, Cariacá, Pedras, Patos e Retiro, Nova Batalhinha e Povoado de Paus Pretos (Riacho de Santana), Barrinha, Juá-Bandeira e de Rio das Rãs, que é certificada pela Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura (FCP/MinC). De acordo com o IBGE, o município está situado na região centro-oeste do estado da Bahia, na Zona do Médio São Francisco, com território totalmente abrangido pelo polígono das secas.

Fonte:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



27/11/2013 11:15


Artigos Relacionados


Paim reúne-se com ministra para tratar do orçamento da Secretaria da Igualdade Racial

Ministra da Igualdade Racial recebe homenagem

Ministra lança Guia de Implementação do Estatuto de Igualdade Racial

Brasil usa Estatuto de Igualdade Racial de forma positiva, diz ministra

Mão Santa critica Lula por defender ex- ministra da Igualdade Racial

Ministra Luiza Bairros explica a campanha nacional de igualdade racial no Bom dia Ministro