Projeto que diminui período de campanha eleitoral será examinado pela CCJ



Três projetos que reformam o sistema político brasileiro devem ser apreciados na reunião que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) promove nesta quarta-feira (dia 25), às 10h. Um deles, do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), pretende alterar a lei eleitoral, reduzindo o período da campanha eleitoral e mudando o critério para divisão do tempo do horário eleitoral gratuito entre os partidos políticos.

Pela proposta, a escolha dos candidatos em convenção é adiada e a propaganda eleitoral só deve começar 40 dias mais tarde. Além disso, o projeto antecipa em uma semana o interstício entre o primeiro e o segundo turno. Para dividir o tempo do horário eleitoral gratuito, que também é reduzido, Bornhausen sugere que seja levado em consideração o tamanho das bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados por ocasião da eleição e não no início do ano da eleição.

A segunda proposta altera a Lei das Inelegibilidades, proibindo a candidatura, como suplente, de parentes até o segundo grau do candidato a senador. O projeto de lei é de iniciativa da senadora Marina Silva (PT-AC) e tem apoio da relatora, senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE).

Os senadores da comissão devem manifestar-se ainda acerca das emendas de Plenário à proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite que os estrangeiros residentes no Brasil há, pelo menos, oito anos, votem e sejam votados nas eleições municipais. O relator à época da apresentação das emendas, senador Edison Lobão (PFL-MA), acatou a emenda que limita essa possibilidade a estrangeiros nascidos em países que ofereçam o mesmo tratamento, adotando o princípio da reciprocidade.

A CCJ, presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM), tem ainda na pauta da quarta-feira outros 17 itens, como três requerimentos que pedem a abertura das informações bancárias e fiscais do ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira, de seus familiares e sócios. A intenção dos requerimentos, assinados pelos senadores José Eduardo Dutra (PT-SE) e Romero Jucá (PSDB-RR), é averiguar qual o envolvimento de Eduardo Jorge com o desvio de recursos da obra da sede do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

A CCJ também deve analisar a PEC que determina que os membros dos tribunais de contas estaduais e municipais sejam nomeados por meio de concurso público. A matéria é de iniciativa do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e o relator, senador Jefferson Péres (PDT-AM), é favorável. Outro projeto de Álvaro Dias que está na pauta da comissão é o que determina a publicação, no Diário Oficial, das informações constantes da caixa-preta de avião acidentado. A matéria conta com voto favorável do relator, José Eduardo Dutra.

24/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ analisa projeto que diminui período da campanha eleitoral

Projeto de Dornelles a ser examinado pela CAE diminui burocracia no governo

CCJ examina projeto que reduz período de campanha eleitoral

CCJ analisa projeto que reduz período de campanha eleitoral

PROJETO DA PREVIDÊNCIA TAMBÉM SERÁ EXAMINADO PELA CCJ

PROJETO QUE LEGALIZA JOGOS DE AZAR SERÁ EXAMINADO PELA CAS