Rádio Senado apresenta histórico da Igreja Católica no Brasil



O contexto da Igreja no Brasil após a 1ª Guerra Mundial é o tema da reportagem especial Os Caminhos da Igreja no Brasil: A ação católica como estratégia de inserção política, que vai ao ar neste fim de semana pela Rádio Senado. Com o fim da guerra, os países se afastaram de influências religiosas e buscaram como alternativa o liberalismo econômico. Diante disso, a instituição encontrou como resposta para essa nova corrente ideológica a Ação Católica, um movimento de massa criado para esses novos tempos. A reportagem vai ao ar nesta sexta-feira (30) às 18h.

Na segunda-feira (2), às 10h, o programa Fique por Dentro da Lei entrevista a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes. Ela empresta o nome à Lei 11.340, de 2006, que prevê punições a agressores de mulheres. Maria da Penha, que também é uma vítima da violência, aconselha mulheres a denunciar agressões, por meio do número 180, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. O Fique por Dentro da Lei atende uma ouvinte do Pará, que denunciou fatos gravíssimos de violência contra a mulher nos municípios de Ourilância, Tucumã e São Félix do Xingu.

Também na segunda-feira, o programa Entrevista Especial debate a acessibilidade de pessoas com deficiência física no país. Recentemente, em São Paulo, foram adotadas medidas para facilitar o acesso ao metrô. Brasília, por sua vez, recebeu esta semana 350 novos ônibus adaptados para deficientes. O programa debate esses e outros avanços considerados prioritários pelo Senado para a garantia de acessibilidade. O Entrevista Especial vai ao ar às 12h.

O programa Pergunte ao Doutor mostra como as pessoas podem se livrar da dor de cabeça. Um estudo do médico Luiz Paulo de Queiroz faz um verdadeiro mapeamento sobre a realidade da cefaléia nas regiões brasileiras. Para entender a dor de cabeça e saber como se livrar da enxaqueca, o programa conversa com o autor da pesquisa, na quarta-feira (4), às 7h30.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Em Cuiabá (MT), pode ser sintonizada, em caráter experimental, em 102,5 FM. Na internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela frequência 5.990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.



30/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo que reconhece Estatuto Jurídico da Igreja Católica chega ao Senado

Senado homenageia Universidade Católica de Brasília e a Rede Católica de Ensino no Brasil

"CIDADANIA" OUVE IGREJA CATÓLICA

Igreja católica aconselha eleitores

BESSA APLAUDE DECISÃO DA IGREJA CATÓLICA

Lula e cúpula da Igreja Católica jantam com Sarney