Rollemberg defende uso de receitas de combustíveis fósseis para estudos sobre energias renováveis



Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), parte das receitas obtidas com a exploração de combustíveis fósseis no Brasil, “e especialmente com o petróleo do pré-sal”, deveria ser utilizada para pesquisas sobre energias renováveis. Ele fez essa declaração durante audiência pública realizada na manhã de hoje.

A audiência, sobre o tema “O uso sustentável de energia”, foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA), que é presidida por Rollemberg. A reunião faz parte de um ciclo de debates sobre as questões a serem discutidas na Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável.

O senador Jorge Viana (PT-AC), ao comentar as construções das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau (em Rondônia), e de Belo Monte (no Pará),  afirmou que as populações locais deveriam ser ouvidas sobre esses empreendimentos. Como argumentou, para que essas iniciativas sejam classificadas como sustentáveis, o componente social tem que ser considerado. O senador lembrou que as greves são um dos pontos em comum nas três usinas, além do aumento do consumo de drogas e da prostituição em seu entorno.

Jorge Viana ressaltou ainda que a maior parte da energia a ser produzida em Santo Antônio e Jirau, por exemplo, será utilizada pelas regiões Sul e Sudeste.

– Então a região mais pobre facilita a vida do mais rico. Não deveria ser o contrário, para que se possa diminuir as desigualdades regionais? – questionou ele.

Mais informações a seguir



03/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI promove seminário internacional sobre papel dos combustíveis fósseis

Senadores defendem marco regulatório para energias renováveis

INFRA-ESTRUTURA ANALISA INCENTIVO PARA PRODUÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Aprovada autorização para Executivo criar Agência Nacional de Energias Renováveis

ONU sugere fim de subsídios a combustíveis fósseis para desenvolvimento sustentável

CI vota incentivo a energias renováveis