Roraima poderá ter autorização para criar região de desenvolvimento



A criação, pelo Executivo, da Região Integrada de Desenvolvimento de Boa Vista, Alto Alegre, Cantá e Mucajaí e a instituição de programa especial de desenvolvimento desses municípios de Roraima foi aprovada nesta quarta-feira (10) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto (PLS 522/09-complementar), de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), segue agora para exame da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Com a articulação da ação administrativa da União e do estado proposta pelo projeto, o autor espera a promoção do crescimento econômico de Roraima e a melhora da qualidade de vida da população.

O texto explicita que, entre os programas e projetos prioritários para a região, destacam-se os relativos a recursos hídricos, meio ambiente, turismo, infraestrutura básica e geração de empregos.

Pelo projeto, um conselho administrativo a ser criado pelo Executivo coordenará as atividades a serem desenvolvidas na região integrada. São de interesse dessa região os serviços públicos comuns ao estado de Roraima e aos municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de infraestrutura, de prestação de serviços e de geração de empregos.

A proposição define que o Programa Especial de Desenvolvimento de Boa Vista, Alto Alegre, Cantá e Mucajaí estabelecerá, mediante convênios, normas e critérios para unificar serviços públicos prestados por entes federais e os de responsabilidade do estado e dos municípios, especialmente em relação a tarifas, fretes e seguros. Também está prevista a criação de linhas de crédito especiais para atividades prioritárias, além de isenções e incentivos fiscais, em caráter temporário, de fomento a atividades produtivas em programas de geração de empregos e fixação de mão-de-obra.

O relator, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), afirmou que, ao instituir planos de desenvolvimento como o previsto na proposta de Jucá, o legislador atua no sentido de realizar um dos objetivos fundamentais da República, que é o de reduzir as desigualdades regionais. O relatório foi lido pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Rita Nardelli e Denise Costa / Agência Senado



10/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá propõe região integrada para desenvolvimento do Amazonas e Roraima

Paim quer criar Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul

Aprovada criação de região de desenvolvimento em Roraima

Ricardo Santos quer criar região de desenvolvimento integrado do Rio Itabapoana

Proposta cria Região Integrada de Desenvolvimento em Roraima

Plebiscito poderá criar novo estado ou território na região Centro-Oeste