Ruben Figueiró comemora 36 anos de Mato Grosso do Sul



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), em pronunciamento nesta segunda-feira (7), registrou  os 36 anos de criação do estado de Mato Grosso do Sul. Ele lembrou que o desmembramento de Mato Grosso atendeu a uma antiga aspiração da população e tem constituído um fator de reconfiguração da História do Brasil. Ele destacou o "perfil diferenciado" de seu estado, que consegue conciliar o progresso econômico com a preservação das riquezas naturais.

- Mato Grosso do Sul seguiu em frente. O estado vive um processo de crescimento em todos os setores, ocupando posição importante na produção de commodities de alimentos - declarou o senador, que citou a boa posição do estado em desenvolvimento humano e em qualidade de vida.

Figueiró recordou que os planos de criação do Mato Grosso do Sul remontam ao século 19, e que em 1932 os matogrossenses do sul - aliados dos paulistas na Revolução Constitucionalista - criaram o estado de Maracaju mesmo sem autorização da União. O parlamentar lembrou que participou de "luta política renhida" pelo desmembramento, que considerou condição necessária para acelerar o desenvolvimento do Centro-Oeste, mas lamentou que adversidades políticas e econômicas nas décadas de 1970 e 1980 tenham prejudicado a estruturação inicial do estado e levado os governantes a contrair dívidas expressivas.

Em aparte, o senador Alvaro Dias cumprimentou a "extraordinária competência" dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul, frisando que a preocupação com a preservação ambiental assegurou a fertilidade do solo no estado.



07/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró comemora crescimento da indústria no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró registra movimento contra a violência no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró homenageia médico que lutou pela criação do Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró pede solução para conflito agrário em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró lamenta morte de índio em reintegração de posse no Mato Grosso do Sul