Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) cobrou do Ministério de Minas e Energia rapidez na resposta ao requerimento encaminhado pelo Senado solicitando informações sobre investimentos da Petrobras no Mato Grosso do Sul, em particular nas atividades de exploração e transporte de gás natural.

Ruben Figueiró quer a construção de uma separadora de gás que permita o aproveitamento dos mais de cem subprodutos integrantes da composição química do gás natural boliviano. Entre eles, citou 520 mil toneladas de gás propano e o gás butano, o gás de cozinha, que são simplesmente queimados, sem qualquer aproveitamento. A quantidade, informou, seria suficiente para abastecer de gás de cozinha toda a Região Centro-Oeste. O assunto foi motivo de pronunciamento realizado em fevereiro pelo senador.

O parlamentar informou que o gasoduto que vem da Bolívia tem 600 quilômetros dentro do estado e traz 30 milhões de metros cúbicos de gás natural, que segue diretamente para indústrias instaladas nas Regiões Sul e Sudeste.

A ideia de construir uma separadora na Região Centro-Oeste, afirmou Figueiró, foi apresentada em 1955, quando havia apenas nove unidades deste tipo no Brasil. Hoje, o país tem 42 separadoras, mas nenhuma na Região Centro-Oeste, o que, para o parlamentar, configura “uma tremenda distorção”.

O senador afirmou que há menos de um mês, em visita a Campo Grande, a presidente Dilma Rousseff disse ao presidente do grupo Copagás, Ueze Zahran, que ainda em maio teria uma reunião com a presidente da Petrobras, Graça Foster, sobre o assunto. O senador disse ter esperança que a reunião tenha acontecido e que o resultado tenha sido favorável à instalação da separadora.

- Não podemos deixar que tamanha riqueza atravesse o Mato Grosso do Sul para ser queimada nas Regiões Sul e Sudeste - afirmou.

No mesmo pronunciamento, o senador comunicou a realização de reunião entre produtores rurais e índios sul-mato-grossenses, que estão em conflito pela posse de terras no estado, com a ministra da Casa Civil, a senadora licenciada Gleisi Hoffmann. Participaram também os senadores e deputados federais do estado e 19 dos 24 deputados estaduais. O parlamentar disse ter esperança de uma solução pacífica para o conflito em curto prazo.



29/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Figueiró reivindica separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueró pede usina separadora de gás no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora 36 anos de Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora crescimento da indústria no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró registra movimento contra a violência no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró homenageia médico que lutou pela criação do Mato Grosso do Sul