Ruben Figueiró homenageia médico que lutou pela criação do Mato Grosso do Sul



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) homenageou o médico Alberto Neder, um sul-matogrossense que completaria 100 anos em 9 de abril. Como lembrou o parlamentar, quando era estudante universitário na década de 30, Neder foi um dos integrantes da Liga Sul-Matogrossense, grupo que, no Rio de Janeiro, lutou pela emancipação da porção sul de Mato Grosso.

Formado em Medicina e com orientação socialista moderada, Alberto Neder voltou ao Mato Grosso do Sul e fundou o Hospital Campo Grande. Ele também foi um dos mais influentes líderes políticos do estado e, por causa de sua identificação política, foi humilhado depois que os militares tomaram o poder em 1964, segundo o senador.

- Eu pessoalmente, não comungava com a doutrina política esposada por ele, mas jamais deixei de reconhecer o ardor cívico com que o doutor Alberto Neder defendia suas ideias. No meu entender, elas ficavam à margem do respeito e admiração com que cultivava a ciência médica e o fez merecedor das homenagens que ouso render-lhe.



10/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró comemora 36 anos de Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora crescimento da indústria no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró registra movimento contra a violência no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró pede solução para conflito agrário em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró lamenta morte de índio em reintegração de posse no Mato Grosso do Sul