Ruben Figueiró quer plano para melhorar a saúde



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) defendeu nesta segunda-feira (12) a elaboração de um plano com metas de curto, médio e longo prazo para reverter a situação da saúde no país, que enfrenta problemas como a falta de recursos, a gestão precária e a corrupção. Para o senador, o descaso das autoridades com o sistema de saúde é a maior expressão do atraso de um país.

– A permanecer o atual estado de coisas, seremos sempre um país potencialmente rico, com uma população extremamente pobre e doente – lamentou.

Para o senador, a tarefa é “hercúlea” e deve levar décadas para surtir resultado. Ainda assim, Ruben Figueiró disse acreditar que recursos adequados, planejamento organizado e um plano de carreira consistente para profissionais da saúde poderiam facilitar o processo. O senador também citou como essencial a ampliação dos recursos na área.

O parlamentar citou abaixo assinado do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, que reuniu mais de 1,8 milhão de assinaturas em defesa da destinação de 10% da receita corrente bruta brasileira para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o senador, se a iniciativa fosse adotada, seriam mais R$ 42 bilhões anuais para o setor.

– O Brasil precisa de muito dinheiro no setor para começar a inverter os índices negativos de qualidade de atendimento. Cuidar da saúde é caro, mas é um objetivo precípuo do Estado.

Além de ampliar os recursos, o senador apontou como necessária a ampliação dos mecanismos de fiscalização e controle, além de punições mais rigorosas para quem desvia dinheiro da área. Para ele, de todas as formas de corrupção, aquela que desvia recursos da saúde é a mais desumana porque atenta contra a vida das pessoas, especialmente as mais pobres.



12/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró quer solução para conflito de terras

Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró quer atuação rigorosa da CPI da Espionagem

Ruben Figueiró quer fim da contribuição previdenciária paga por servidores inativos

Ruben Figueiró quer debater royalties de utilização de recursos hídricos

Ruben Figueiró mobiliza esforços para recuperar Pantanal