Sarney diz que será difícil lidar com a saudade de ACM



Citando o escritor Euclides da Cunha, que disse: "é muito perigoso lidar com a saudade", o senador José Sarney (PMDB-AP) disse que sabe como será difícil lidar com a saudade que tem de Antonio Carlos Magalhães. Ao discursar durante a sessão especial em homenagem ao senador baiano, Sarney disse que sentirá ver o Plenário sem a presença de Antonio Carlos, "sem receber aquele beijo longo que ele lançava" e que também anunciava o fim de qualquer desentendimento ocasional.

José Sarney disse que pensou em não falar, em se manter em silêncio, mas desistiu diante da amizade que os unia - e que transbordava para as respectivas famílias - para fazer o que considerou "um dos mais difíceis discursos" de sua vida. Ele assinalou que Antonio Carlos tornou-se uma referência tão forte que ainda podia vê-lo sentado em uma das cadeiras reservadas à bancada da Bahia.

- Recordo-me de um verso de Pablo Neruda, quando ele falava sobre Silvestre Revueltas, que era um amigo seu. Ele disse: 'Tem um carvalho tombado no meio da casa'. Este é o sentimento nosso: Temos um carvalho tombado no meio da casa. Hoje, há um sentimento de profunda perda - disse.

Sarney destacou a "personalidade poliédrica" de Antonio Carlos, que se desdobrava em inúmeras características marcantes, como a de chefe de família, de patriota, de servidor do povo, de político, de criador de equipes, de líder inato e de baiano. Ele também lembrou o quanto Antonio Carlos sabia ser amigo e ressaltou as duas coisas que mais admirava no senador: sua habilidade em lidar com a agressividade e a ternura em lidar com o sofrimento.

- Antonio Carlos era um amigo que sabia ser amigo, distinguia as coisas da amizade das coisas de ser amigo. É difícil se pensar numa coisa e noutra. Eu quero dizer que amizade não é uma comunhão de interesses; a amizade não é um pacto de pensarmos juntos as mesmas coisas e de lutarmos juntos pelas mesmas coisas. A amizade é uma coisa mais profunda, na qual ela estabelece um pacto de deveres, que são chamados os deveres da amizade. Entre esses, há os deveres da solidariedade e os deveres de comungar as tristezas e as alegrias. Coroando o que é amizade realmente, está o gosto da convivência.
E Antonio Carlos tinha o gosto da convivência com as pessoas a quem ele estimava, de quem ele era amigo - disse Sarney.



08/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


PALMEIRA: SEM COMPENSAÇÕES, SERÁ DIFÍCIL PRORROGAR FEF NO SENADO

Relator admite que será difícil construir acordo

Campanha presidencial do PSOL será difícil, diz Heloísa Helena

Decisão sobre PEC do voto aberto será muito difícil, diz Rollemberg

Relator do Orçamento diz que "não será difícil" aumentar verbas para a saúde

Para consultor legislativo do Senado, será difícil expandir o crédito em até 50% do PIB