Sebastião Rocha quer debate sobre clonagem humana no Senado



Autor do projeto que proíbe a clonagem humana no Brasil, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) propôs que o Senado realize um seminário para discutir o tema. Ele quer que sejam ouvidos nesse debate cientistas, sociólogos, religiosos e outros estudiosos do assunto. Para ele, até mesmo a escritora Glória Pérez - autora da novela "O clone" - poderia ser convidada.

O parlamentar observou que o assunto está sendo debatido no mundo inteiro, assinalando que a Grã-Bretanha já legislou a respeito, e os Estados Unidos encaminham-se para permitir a clonagem terapêutica e proibir a clonagem reprodutiva. Para Sebastião Rocha, é necessário que também o Brasil discipline a matéria, para permitir apenas a clonagem terapêutica de células somáticas.

O representante amapaense explicou que a clonagem reprodutiva tem por objetivo criar um novo indivíduo, enquanto a terapêutica tem por finalidade obter tecidos para serem utilizados no corpo humano. Também informou que a clonagem terapêutica pode ser feita a partir de células germinativas (um óvulo, por exemplo) e a partir de células somáticas, que são células de outras partes do corpo.

Em sua opinião, o Brasil deveria proibir a clonagem reprodutiva e a terapêutica feita a partir de células germinativas. Ele disse que esse tipo de clonagem, que consiste em desenvolver o embrião até determinado momento e depois cessar sua vida para obter as células-tronco, sem criar outro indivíduo, é temerária.

O senador afirmou não haver limites científicos para definir onde a pesquisa vai parar. Também argumentou que o país dificilmente terá condições de fiscalizar os cientistas e os laboratórios.

Para que o Brasil não paralise a evolução científica, ele opinou pela admissão da clonagem de células somáticas, que são células de outros tecidos - como o cordão umbilical, a medula e o tecido nervoso, que possuem caraterísticas de célula-tronco. Esse tipo de clonagem, explicou, não prejudica a vida humana e não tem por objetivo criar um novo indivíduo.



16/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha quer proibir clonagem humana no Brasil

SEBASTIÃO ROCHA QUER AMPLA DISCUSSÃO SOBRE CLONAGEM

Rocha quer aprovar logo proibição de clonagem humana

Sebastião Rocha quer proibir clonagem e uso indevido de informações genéticas

Senadores acreditam que debate sobre clonagem humana contribuirá para uma boa legislação

Sebastião Rocha admite clonagem terapêutica