Senado aprova recriação de estrutura para fiscalizar fundos de pensão



O Plenário aprovou, através de votação simbólica, o projeto de iniciativa da Presidência da República, o PLC 136/09, que recria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), vinculada ao Ministério da Previdência. Em 2005 o governo editou medida provisória com o mesmo objetivo. Porém, depois de aprovado pela Câmara, o texto da MP perdeu sua validade por não ter sido votado pelo Senado no prazo constitucional de 120 dias.

Como o texto já havia passado pela Câmara e os senadores não promoveram alterações, o projeto vai à sanção presidencial. A Previc terá competência de fiscalizar e supervisionar os fundos de pensão e também executar políticas para o regime da previdência complementar fechado. Para isso ele poderá aplicar penalidades, expedir instruções e procedimentos para o cumprimento das normas e efetuar autorizações que hoje são atribuição da Secretaria de Previdência Complementar.

Um colegiado integrado por um diretor-superintendente e quatro outros diretores, todos indicados pelo ministro da Previdência Social e nomeados pelo presidente da República, comandará a Previc.

O PLC 136 também criou a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar, que servirá de elo entre a Previc e o Conselho Nacional de Previdência Complementar - também criado pelo projeto - e se responsabilizará pela elaboração de políticas de governo e traçará as diretrizes para a previdência complementar.

Quando o projeto tramitou na Câmara, os deputados promoveram algumas alterações no texto vindo da Presidência. Uma delas foi reduzir o número de cargos comissionados para a Previc. Os 96 cargos comissionados e os 32 para a Superintendência de Seguros Privados (Susep) foram diminuídos para 14 no total. Eles são de livre nomeação e poderão ser ocupados por funcionários não concursados. Além dos cargos em comissão, serão criados 100 cargos de especialista em previdência complementar, 50 de analista administrativo e 50 de técnico administrativo.



16/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada recriação de autarquia para fiscalizar fundos de pensão

Aprovada recriação de entidade para fiscalizar fundos de pensão

CFC CRIOU SUBCOMISSÃO PARA FISCALIZAR FUNDOS DE PENSÃO

CFC CRIA SUBCOMISSÃO PARA FISCALIZAR FUNDOS DE PENSÃO

CAE examina criação da Previc, que vai fiscalizar fundos de pensão

Proposta do governo recria a Previc, entidade que deve fiscalizar fundos de pensão