Seppir define cooperação entre Brasil e Espanha pela promoção da igualdade racial



A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) vai lançar um guia para orientar a elaboração e implementação de programas de ações afirmativas. A publicação faz parte do plano de ação 2012 do Memorando de Entendimento firmado entre a Seppir e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) em junho de 2011, na Espanha.

A cooperação tem duração de quatro anos e vai fortalecer as estratégias da Seppir para execução do Plano Plurianual (PPA 2012-2015), documento que traz as normas que nortearão as ações do governo federal nos próximos anos.

O acordo vai contribuir nas áreas de atuação das três secretarias da Seppir. Assim, serão realizadas ações voltadas para comunidades tradicionais, ações afirmativas e intercâmbio de conhecimentos técnicos. Para a Secretária de Políticas de Ações Afirmativas (SPAA), Ângela Nascimento, a colaboração é fundamental, pois atua em dois objetivos estratégicos da Seppir. “O acordo vai contribuir para a reversão das representações negativas da população negra e também para o planejamento das ações afirmativas, o que fortalece a execução do plano institucional da Seppir em 2012”.

Além do guia, a cooperação vai permitir a realização, ainda este ano, de uma pesquisa de opinião para identificar como a sociedade vê a violência contra a juventude negra. O estudo subsidiará as propostas de combate a esse problema. Outra ação proposta para 2012 é a elaboração de um diagnóstico das políticas públicas voltadas para a juventude em geral, para posterior identificação do tratamento dado às especificidades da população negra jovem e o alcance das políticas nesse grupo.

Ainda no campo de ação da SPAA, a colaboração Brasil-Espanha vai trabalhar na criação de um guia para elaboração de programas de ações afirmativas. A publicação será voltada para o atendimento a demandas de órgãos ou entidades públicas ou privadas por instrumentos e métodos para implementar tais políticas no ambiente interno dessas organizações.

Outra ação espanhola que deve colaborar a partir da oferta de instrumentos de implementação legal refere-se à lei de igualdade de gênero daquele País. De acordo com representantes da Aecid, a atual cooperação deve abrir portas para mais um intercâmbio na área de gênero, o que pode contribuir para o fortalecimento das políticas para mulheres negras.

A identificação, formulação e desenvolvimento das ações, no caso do Brasil, estão baseadas no Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir), no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) e no Estatuto da Igualdade Racial. No caso da Espanha, os documentos de referência são o III Plano Diretor da Cooperação Espanhola 2009-2012, os Planos de Atuação Setorial e as Estratégias Setoriais vigentes.

 

Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



13/02/2012 20:24


Artigos Relacionados


Brasil e Espanha firmam cooperação pela promoção da igualdade racial

Seppir lança ferramenta para promoção da igualdade racial

Brasil e BID discutem cooperação pela igualdade racial

Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial define metas para 2012

Postagem coletiva na internet comemora promoção da igualdade racial no Brasil

Seppir divulga Estatuto da Igualdade Racial