Serys comemora aniversário da Embrapa e destaca crescimento econômico do MT



Ao comemorar o 37º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse que as pesquisas que a Embrapa realizou em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso e o governo estadual, revolucionaram o setor agrícola mato-grossense. Ela observou que hoje o cerrado é um dos centros produtores de grãos de excelência, campeão em qualidade e produtividade, do Brasil e do restante do mundo.

Entre as prioridades da Embrapa para 2010, elencou Serys Slhessarenko, está o fortalecimento das pesquisas na área de recursos genéticos vegetais. Serão investidos R$ 20 milhões em ações que visem a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos, incluindo os nativos do Brasil. Ela acrescentou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva lançou o PAC Embrapa, que investirá mais R$ 72,3 milhões nas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas).

A senadora também se referiu a matéria publicada pelo Diário de Cuiabá, comentando o atual momento da economia brasileira, e em particular a de Mato Grosso. O jornal estimou que o crescimento do estado, em 2010, poderá superar 9%. Serys observou que para atingir o atual momento foi preciso muito investimento em infraestrutura de transporte, energia elétrica, saneamento básico e capacitação de mão-de-obra.

- Mato Grosso tem um espaço gigantesco de oportunidades. Agora mesmo já vamos começar a perceber os efeitos positivos de sermos sede da Copa do Mundo de 2014. Recebi um cronograma da Infraero e o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, vizinha à Cuiabá, tem previsão para estar totalmente pronto em 2013, com reforma e ampliação do terminal de passageiros, adequação do sistema viário e estacionamento - afirmou Serys Slhessarenko.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) alertou para o risco de estádios serem construídos com dinheiro público para sediar dois ou três jogos da Copa e depois ficarem ociosos. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) concordou. Ele declarou que o Brasil não pode gastar dinheiro público na construção de estádios suntuosos enquanto parte da população continua vivendo em favelas ou palafitas e convivendo com a miséria e a fome.

Por sua vez, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) solidarizou-se com Serys em virtude de o seu partido estar inclinado a lançar o deputado Carlos Abicalil (PT-MT) como candidato ao Senado. Na mesma linha, Heráclito Fortes opinou que o PT cometeu um ato de deslealdade contra Serys. Porém, o senador pelo Piauí disse acreditar em uma reviravolta que possa beneficiar a senadora até o registro das candidaturas.



10/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys defende preservação ambiental com crescimento econômico

Serys comemora 30 anos da Embrapa

Serys comemora aniversário de Cuiabá

Serys comemora criação de unidade da Embrapa em Mato Grosso

Mozarildo comemora crescimento econômico na Amazônia

Mercadante comemora crescimento econômico do país