Serys defende preservação ambiental com crescimento econômico



Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou que o Brasil tem o desafio de conciliar a preservação ambiental com o crescimento da economia, como forma de favorecer a geração de emprego e renda, a multiplicação do parque industrial e a produção de alimentos para consumo interno e externo.

Serys ressaltou que o Brasil também precisa produzir energia limpa sem agredir o meio ambiente, induzindo outros países a adotar uma matriz energética que favoreça a natureza, sem que isso colabore para a redução da produção de alimentos.

Essas questões, informou a senadora, foram debatidas durante o seminário Etanol Mato Grosso/Brasil - Oportunidades e Desafios, ocorrido na segunda-feira (3), em Cuiabá, (MT), por iniciativa da Assembléia Legislativa do estado, da Federação das Indústrias do Mato Grosso, da Federação da Agricultura do Mato Grosso e do governo do estado.

Os participantes do encontro, segundo a senadora, concluíram que a falta de logística, "reconhecidamente deficitária", é um dos principais entraves ao desenvolvimento da economia do Mato Grosso.

- O governo do presidente Lula já percebeu que Mato Grosso tem um potencial fantástico. Temos a perspectiva de produzir para a safra 2007/2008 cerca de 800 milhões de litros de álcool e devemos triplicar essa quantidade, chegando a 2,8 bilhões de litros - disse.

Serys lembrou que o Mato Grosso foi contemplado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para investimentos em rodovias e hidrovias e no setor energético. O programa foi anunciado pelo governo federal no dia 22 de janeiro deste ano e prevê uma série de investimentos em infra-estrutura no país até 2010.

- A logística foi definida como condição primordial para que essa expansão se concretize, sendo a construção do poliduto, a ser executada pela Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras, a melhor alternativa - disse, salientado que a obra deverá ser concluída em 2011.



05/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialistas e senadores defendem crescimento econômico com preservação ambiental

Serys defende agronegócio com preservação ambiental

DataSenado: brasileiro vincula preservação ambiental a desenvolvimento econômico

Eduardo Siqueira Campos: Tocantins une desenvolvimento econômico e preservação ambiental

Serys comemora aniversário da Embrapa e destaca crescimento econômico do MT

"É possível ter crescimento econômico com conservação ambiental", afirma Dilma