Serys convoca mulheres a conquistar mais espaço na política



"Precisamos conquistar a sociedade dos direitos iguais". A afirmação partiu da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), nesta quarta-feira (12), ao convocar as mulheres brasileiras a se candidatarem aos cargos de vereadora e prefeita nas eleições municipais de 2008. A senadora lembrou que, nesta terça-feira (11), o Senado realizou sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, citando as homenageadas como exemplos de luta pelo fim da discriminação no lar, no trabalho e na política.

Para ilustrar a participação feminina na política, Serys citou dados das duas últimas eleições municipais. Em 2000, foram eleitos 53 mil vereadores e sete mil vereadoras. No mesmo ano, foram eleitos 5.241 prefeitos contra 318 prefeitas. Em 2004, dos 51 mil vereadores eleitos em todo o país, 45 mil eram homens e seis mil mulheres. Para as prefeituras, foram eleitos 5.075 homens e 404 mulheres.

- É pouco. É muito pouco - lamentou.

Serys também comentou a retomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do julgamento da ação de inconstitucionalidade contra as pesquisas científicas com células-tronco embrionárias. Sobre essa questão, a senadora ressaltou a postura adotada pela presidente do STF, ministra Ellen Gracie, que, mesmo sem votar, teria se manifestado favorável à continuidade desses estudos.



12/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys lembra que ainda há muito o que conquistar em defesa das mulheres

Lúcia Vânia e Serys querem mais espaço para mulheres na reforma eleitoral

Mulheres ainda buscam espaço na política

Serys Slhessarenko festeja pesquisa que aponta confiança dos brasileiros em mulheres na política

Mulheres ainda têm muito a conquistar, apontam senadores

Mulheres querem mais espaço no Plano Plurianual