CAE rejeita novo rateio da compensação por exploração de recursos hídricos



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) rejeitou por unanimidade, nesta terça-feira (24), em caráter terminativo, projeto do senador Magno Malta (PR-ES) que tinha o objetivo de alterar a distribuição da compensação financeira pela exploração de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica.

VEJA MAIS

Malta propôs, para o repasse dos recursos dessa compensação, a adoção dos critérios estabelecidos para a distribuição dos fundos de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE).

O relator, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), considerou a compensação indissociável "dos impactos ambientais em áreas que, como se diz no jargão do setor elétrico, são 'molhadas' pelos reservatórios de hidrelétricas".

Além disso, argumentou, o projeto (PLS 93/2012) faz com que os benefícios, hoje concentrados nos municípios cujos territórios abrigam reservatórios de hidrelétricas, sejam diluídos por, no mínimo, alguns milhares de prefeituras Brasil afora.

Esses recursos, conforme o relator, são uma importante fonte de receita de vários municípios, para aplicação em educação, saúde e segurança. Por isso, a reunião da CAE foi acompanhada de vários prefeitos que representam os municípios que recebem a compensação.

Na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), a proposta recebeu parecer contrário, conforme relatório do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

José Agripino (DEM-RN) disse que o projeto viola direitos adquiridos desses municípios, e Cyro Miranda (PSDB-GO) considerou inadequada a analogia que o projeto faz com a mudança na distribuição dos royalties do petróleo.

Waldemir Moka (PMDB-MS) afirmou que a compensação faz um ressarcimento dos danos causados pelas hidrelétricas aos municípios e aos estados e que, com a tentativa de mudança, se a pretensão foi fazer um um beija-flor, o resultado foi "um morcego".

Segundo Pedro Taques (PDT-MT), o projeto retira dos municípios o que eles mais necessitam hoje – recursos. Em Mato Grosso, acrescentou, 11 municípios teriam prejuízos na nova fórmula de distribuição.

Roberto Requião (PMDB-PR) e Alvaro Dias (PSDB-PR) disseram que iniciativa de Magno Malta visa enfrentar as injustiças na distribuição dos recursos públicos, mas prejudica os estados e municípios produtores de energia elétrica.

Depois de afirmar que o Pará e o Paraná são os dois maiores produtores de energia, Flexa Ribeiro (PSDB-PR) parabenizou Sérgio Souza pelo parecer contrário ao projeto. Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou a presença, na CAE, de um numero considerável de prefeitos e vereadores de todo o país, preocupados com a possibilidade de redução de recursos para seus municípios.



24/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá quer alterar compensação financeira por exploração de recursos minerais e hídricos

Municípios terão fatia maior em compensação por uso de recursos hídricos

CMA analisa compensação por obras de conservação do solo e recursos hídricos

CAE adia votação de projeto que amplia compensação financeira por uso de recursos hídricos

CI debate recursos humanos na exploração de recursos hídricos para geração de energia

CAS vai examinar projeto que eleva compensação financeira pela exploração de recursos minerais