Só educação pode transformar Brasil em nação, diz Cristovam




"Só a educação vai fazer com que todos sejamos da mesma nação". Com estas palavras, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) resumiu o caminho da inclusão de negros, índios, ciganos e todos os segmentos discriminados no país, torna o Brasil, de fato, uma Nação. Essa conclusão foi apresentada ao discursar, nesta sexta-feira (19), em sessão especial do Senado, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

- A discriminação só vai desaparecer quando garantirmos não só educação para todos, mas ensinarmos a tolerância, a paz e o respeito às diferenças - sustentou Cristovam.

O senador pelo Distrito Federal também condenou a discriminação por parte daqueles que estudaram contra os analfabetos, como o deputado federal recém-eleito Tiririca. Cristovam considerou um absurdo defender a cassação do mandato do comediante pela falta de escolaridade.

Por fim, exaltou avanços na história do país, desde a abolição da escravatura até as cotas para os negros nas universidades, torcendo para que, num futuro próximo, ações inclusivas como essas não sejam mais necessárias.



19/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam espera que CPI do Apagão Educacional elabore projeto de educação para a Nação

Cristovam classifica o Brasil de "nação em risco"

Cristovam lembra 20º aniversário da Constituição e diz que Brasil ainda não é uma nação

Cristovam: Brasil precisa refletir sobre prática de transformar honestidade em heroísmo

"Brasil vai transformar petróleo em educação", afirma Dilma

Cristovam: excesso de MPs inviabiliza o funcionamento da Nação