Suplicy congratula CNBB por campanha e lembra Chico Mendes e Dorothy Stang



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em discurso nesta terça-feira (27), congratulou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela realização da Campanha da Fraternidade de 2007: "Fraternidade e Amazônia". O senador afirmou que as águas, a vida vegetal, os animais e os seres humanos da Amazônia merecem o respeito e a atenção de todos os brasileiros, principalmente dos parlamentares.

Em seu pronunciamento, Suplicy lembrou de figuras como o seringueiro Chico Mendes e a missionária Dorothy Stang, que "deram a vida à causa da harmonia, da solidariedade, da fraternidade e da utilização da riqueza da Amazônia da maneira mais adequada possível".

Suplicy leu trechos do artigo "Ou mudamos ou morremos", do teólogo Leonardo Boff, o qual afirma que a cooperação humana deve ser mais importante que a competição. "A Terra está doente e muito doente", afirma o religioso, acrescentando que a humanidade não pode continuar nesse caminho, pois ele "levará a um abismo".

Leonardo Boff afirma, no texto lido por Suplicy, que os homens foram "tão insensatos nas últimas gerações" que construíram "o principio de autodestruição". O religioso alerta para a capacidade do homem de destruir várias vezes a Terra, impossibilitando o "projeto planetário humano". Ele faz um alerta: "O destino da Terra e da humanidade coincidem: ou nos salvamos juntos, ou sucumbimos juntos".

Suplicy também parabenizou o religioso dom Odilo Pedro Scherer por ter sido nomeado pelo papa Bento XVI como cardeal-arcebispo de São Paulo.

27/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro pede análise detalhada para o novo Código Florestal e exalta luta de Chico Mendes e Dorothy Stang

Sibá Machado lembra morte da missionária Dorothy Stang

José Nery lembra terceiro ano do assassinato de Dorothy Stang

José Nery lembra dois anos do assassinato de Dorothy Stang

Missionária Dorothy Stang é homenageada

JÚLIO EDUARDO LEMBRA ANIVERSÁRIO DE CHICO MENDES