Suplicy defende implantação da Renda Básica da Cidadania



Ao discursar na sessão especial que comemorou o Dia do Trabalho, nesta segunda-feira (2), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou a importância de adoção no país da Renda Básica de Cidadania. Ele disse querer homenagear os trabalhadores brasileiros com a leitura de carta que a juíza baiana Luislinda Valois enviou à presidente da República, Dilma Rousseff, na qual pede a implantação desse benefício, resultado de projeto de lei de sua autoria.

Na carta lida por Suplicy, a juíza observou que o programa Bolsa Família trouxe dignidade aos brasileiros e argumenta que o benefício deve ser ampliado com a institucionalização de uma renda mínima aos brasileiros.

A lei que instituiu a Renda Mínima (Lei 10.835/04) - sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - determina a implantação do benefício em etapas, a serem definidas pelo Poder Executivo. Terão prioridade no recebimento da renda, de acordo com a lei, as pessoas mais necessitadas. Está prevista ainda a ampliação gradativa até que o seu pagamento se torne universal e incondicional.

"Em um tempo em que a efetivação da cidadania deixou de ser discurso político para ser um anseio social, não há razão para adiar a implantação de um direito que irá beneficiar os cidadãos, independentemente de origem, classe, raça, sexo, opção sexual, idade ou religião", ressaltou a juíza.



02/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy defende implantação da Renda Básica de Cidadania

Eduardo Suplicy destaca implantação de renda básica de cidadania em Santo Antônio do Pinhal

Suplicy defende Renda Básica da Cidadania

Suplicy defende a implementação do Programa Renda Básica de Cidadania

Suplicy defende renda básica de cidadania e realização de prévias no PT

Suplicy defende adoção da renda básica de cidadania em todo o continente