Suplicy diz que não pode relatar representação contra Renan



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) explicou por que, embora tenha-se colocado à disposição para ser relator da representação contra Renan no Conselho de Ética, não foi escolhido pelo presidente do órgão, senador Sibá Machado (PT-AC).Ele informou que, em reunião da bancada, o seu partido decidiu que, tendo a presidência do colegiado, outra agremiação deveria indicar o relator.

Em declarações anteriores, Suplicy teria dito que não foi procurado por Sibá para assumir o cargo.

- Não estou sendo cogitado por ser do mesmo partido do senador Sibá Machado - explicou, em discurso no Plenário nesta terça-feira (26).

Suplicy também fez um apelo para que Sibá não renuncie à presidência do conselho, conforme declaração feita anteriormente à imprensa. O senador disse esperar que Sibá exerça a função "com equilíbrio, isenção e responsabilidade", inclusive, na hora de designar o novo relator.

O representante paulista pediu, mais uma vez, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), compareça à reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, marcada para esta quarta-feira (27), e dê o seu depoimento. O conselho examina representação do PSOL contra Renan por quebra de decoro com base em denúncia da revista Veja de que o senador teria contas pessoais pagas por um funcionário da construtora Mendes Junior.

- Acho que se ele vier a fazer isso, as condições mudam significativamente em benefício dele próprio - disse.

Em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA) pediu que Siba Machado não deixe o Conselho "acéfalo, sem presidência e sem relatoria".

26/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres vai relatar terceira representação contra Renan

Almeida Lima vai relatar quarta representação contra Renan

Casagrande sugere Jefferson Péres para relatar representação contra Renan

Casagrande sugere Jefferson Péres para relatar representação contra Renan

Conselho pode examinar nesta quarta a segunda representação contra Renan

Conselho de Ética pode analisar segunda representação contra Renan nesta semana