Suplicy diz que Programa Renda Básica deverá beneficiar a todos os brasileiros até 2008



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) calcula que o programa Renda Básica de Cidadania, sancionado na quinta-feira (8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá beneficiar toda a população em 2008. O programa, que garante a cada família brasileira uma renda básica mensal, começa a ser implantado no ano que vem e atenderá primeiramente as camadas mais pobres da população que não têm meios para o sustento próprio e de suas famílias.

- Trata-se de um direito de todos sermos "sócios" do Brasil. Um direito que vem de gerações para gerações pelo esforço de todos de terem contribuído para a riqueza acumulada de nosso país e que agora, por este método, será distribuída a todos indistintamente - afirmou Suplicy ao repórter Jefferson Dalmoro, da Rádio Senado.

De acordo com as metas do Renda Básica da Cidadania, os benefícios serão estendidos a todos os brasileiros e também os estrangeiros que residem no Brasil há mais de cinco anos. Esse programa, segundo explicou Suplicy, vai substituir o programa Bolsa Família, criado pelo governo no ano passado e que unificou os projetos sociais que existiam nessa área até então. O programa sancionado pelo presidente da República, afirmou Suplicy, é um importante passo para erradicar a pobreza no Brasil.

A renda básica deverá suprir as necessidades dos brasileiros com saúde, alimentação e educação, conforme as premissas do projeto. A nova lei será implantada gradualmente pelo Executivo e os recursos previstos deverão constar do Orçamento da União. O valor que cada família receberá ainda será definido pelo governo, dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e das possibilidades do caixa do Tesouro. Mas a quantia deverá ser igual para todos e isenta do imposto de renda.

Para Suplicy, se o programa fosse implementado hoje deveria conceder cerca de R$ 40,00 por mês para cada família. Ao final do ano, este investimento social representaria 5% do Produto Interno Bruto (PIB), que em 2003 foi de R$ 1,5 trilhão.



09/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy anuncia projeto garantindo renda básica para todos os brasileiros

Suplicy defende a implementação do Programa Renda Básica de Cidadania

Suplicy lê artigo com elogios ao programa de renda básica de cidadania

Suplicy apresenta o Programa Renda Básica a integrantes do Parlamento Amazônico

Suplicy elogia aprovação do projeto que cria o programa de renda básica

Suplicy enaltece programa de renda básica em ciclo de debates da Comissão de Infraestrutura