TV Senado lança documentário Jango em 3 Atos



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove, no próximo dia 15, às 19h, o lançamento do documentário Jango em 3 Atos, produzido pela TV Senado. O filme conta a história da vida, do governo e do exílio do ex-presidente da República João Goulart.

Com direção do jornalista Deraldo Goulart, o documentário foi criado por meio de relatos de vários protagonistas dos fatos que culminaram com a queda do presidente eleito e a instauração do regime militar, segundo informações divulgadas pela TV Senado. Jango governou o Brasil de 31 de janeiro de 1961 a 1º de abril de 1964.

A polêmica em torno das circunstâncias da morte de João Goulart, em 1976, também faz parte do relato cinematográfico sobre o ex-presidente. Oficialmente, a causa da morte de Jango foi um ataque cardíaco. No entanto, segundo Mario Neira Barreiro, ex-agente do serviço secreto uruguaio, preso desde 2003 na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, Jango teria sido morto a pedido do governo brasileiro.

O diretor Deraldo Goulart também dirigiu os documentários Niemeyer por Niemeyer, O Tempo de Érico e Getúlio do Brasil. A produção de Jango em 3 Atos contou com o apoio do Instituto Presidente Goulart, que cedeu documentos e fotos do acervo da família, segundo a TV Senado.

O lançamento do documentário ocorrerá no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, na sede do Programa Interlegis, e contará com a presença dos parlamentares da CDH e de vários convidados. A projeção do filme deverá ser seguida de debate.



29/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado lança documentário Jango em 3 Atos

Segunda parte do documentário 'Jango em 3 Atos' é exibida neste fim de semana pela TV Senado

TV Senado e Instituto João Goulart assinam convênio para produção do documentário "Jango em três atos"

TV Senado reapresenta na íntegra documentário sobre Jango

Documentário da TV Senado revelou versão do suposto envenenamento de Jango

Documentário sobre Jango começa a ser exibido pela TV Senado no fim de semana