TV Senado lança o documentário 'Jango em 3 Atos'



A TV Senado, juntamente com o Instituto João Goulart, lançou nesta quarta-feira (15) o documentário Jango em 3 Atos. Atendendo a requerimento de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), uma audiência pública abriu a cerimônia de lançamento do documentário, produzido pela TV Senado. Posteriormente, o filme foi exibido aos convidados no auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis.

Paim explicou que o objetivo da audiência é promover as questões humanistas defendidas pelo ex-presidente da República João Goulart, entre elas os direitos trabalhistas, a distribuição de terras e a educação.

- Devemos olhar para o passado, lutando no presente, para construir um futuro melhor para todos. Todos nós amamos este país e o queremos livre, justo, igualitário, solidário e próspero, como sonhou João Goulart - disse Paim.

Além do senador, o diretor do documentário, jornalista Deraldo Goulart; a diretora da TV Senado, Virgínia Malheiros Galvez; e o presidente do Instituto João Goulart, João Vicente Fontella Goulart - filho de Jango - participaram da mesa de debates. Eles falaram sobre o processo de realização do filme, o contexto histórico em que Jango governou o Brasil e sua a importância para o país.

Ao fim da audiência, o piloto da Aeronáutica Hernani Fitipaldi, que estudou com João Goulart e foi ajudante de ordens de Getúlio Vargas, presenteou os integrantes da mesa com o livro auto-biográfico Hernani Fitipaldi: Histórias do piloto e ajudante-de-ordens de Getúlio Vargas.

Na platéia, também estavam o embaixador do Uruguai, Carlos Daniel Amorín Tenconi; o ex-chefe do cerimonial do governo Jango, Flávio Mendes de Oliveira Castro; e o deputado federal Carlito Brizola (PDT-RJ) - neto do líder político gaúcho Leonel Brizola, já falecido, que era cunhado de Jango e teve atuação destacada nos episódios que marcaram o seu governo.

Produção da TV Senado

Durante a audiência pública, a diretora da TV Senado, Virgínia Malheiros Galvez, anunciou uma parceria da TV com a Biblioteca do Senado Federal para montar uma videoteca com os documentários produzidos pela emissora, que ficariam à disposição do público. Os filmes também integrarão o acervo online da biblioteca.

Jango em 3 Atos é a décima produção da TV Senado de 2007 para cá. Ao longo dos 12 anos de existência da emissora, cerca de 80 documentários foram produzidos, segundo Virgínia Galvez.

A obra lançada nesta quarta-feira (15) tem 120 minutos de duração, resultado de dois anos de pesquisa com apoio do Instituto João Goulart. Por causa de sua longa duração, o documentário será exibido pela TV Senado em duas partes. A primeira vai ao ar no próximo domingo (19) e a segunda, no domingo seguinte (26), sempre às 21h.

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 36, no Gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 51, em Brasília (DF); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM). Pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da Direct TV; ou ainda, ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.



15/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado lança documentário Jango em 3 Atos

Segunda parte do documentário 'Jango em 3 Atos' é exibida neste fim de semana pela TV Senado

TV Senado e Instituto João Goulart assinam convênio para produção do documentário "Jango em três atos"

TV Senado reapresenta na íntegra documentário sobre Jango

Documentário da TV Senado revelou versão do suposto envenenamento de Jango

Documentário sobre Jango começa a ser exibido pela TV Senado no fim de semana