Valmir Amaral quer universalização da energia elétrica



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) pediu o empenho do governo federal na universalização do serviço de distribuição de energia, expandindo-o principalmente para a área rural, onde 11 milhões de brasileiros não têm acesso à eletricidade. Para o senador, ter energia elétrica é pré-requisito para o progresso.

O acesso das populações rurais à energia elétrica, conforme o senador, teria impacto positivo na produtividade agrícola, devido à mecanização, dinamizando a economia e intensificando o comércio e a prestação de serviços.

- Há estudos indicando que o investimento em programas de eletrificação rural repercute na saúde da economia como um todo, num notável efeito multiplicador - explicou.

Valmir Amaral ressaltou os esforços empreendidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Eletrobrás e Ministério de Minas e Energia na solução do problema. Segundo disse, há uma articulação entre esses órgãos para ampliar as redes de energia rurais e atender as áreas mais carentes.

A Eletrobrás, exemplificou o senador, planeja coincidir esses esforços com o Programa Fome Zero, priorizando os municípios atendidos pelo programa. Além disso, acrescentou, a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, declarou que pretende usar recursos do setor na universalização do serviço de energia elétrica. O objetivo seria cumprir até 2006 metas previstas para o final da década.



08/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral pede ao governo nova fórmula de reajuste das tarifas de energia elétrica

Tourinho quer antecipar meta de universalização da energia elétrica

José Nery cobra universalização da energia elétrica no Brasil

Universalização da energia elétrica é vitória do Congresso, dizem senadores

Tourinho faz apelo para aprovação de MP sobre universalização de energia elétrica

Aneel publica resolução sobre universalização da energia elétrica na área rural