Almeida Lima protesta contra homenagem do Senado a Jobim



O senador Almeida Lima (PMDB-SE) protestou contra homenagem prestada na manhã desta quarta-feira (29) ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, que está deixando o cargo. A sessão especial contou com a presença de autoridades, juristas, embaixadores e familiares do ministro, mas recebeu, no final da tarde, voto de censura do senador, em pronunciamento da tribuna.

Almeida Lima, que não compareceu à homenagem, alegou que não iria prestigiar um ministro do Judiciário por não agir como magistrado, mas como político. Ele se referiu a episódios envolvendo Jobim ocorridos nos últimos três anos, nos quais a imprensa criticou o comportamento considerado parcial do ministro em relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o senador, a ingerência política atribuída a Jobim pôde ser constatada pela liminares que o STF passou a deferir contra atos das comissões parlamentares de inquérito que apuram corrupção no governo.

- Ele tenta desacreditar o Congresso. As CPIs, cujas prerrogativas são de valor jurídico-constitucional, receberam liminares para que depoentes se calassem e isso repercutiu na imprensa - enfatizou o senador, que pediu a transcrição para os Anais do Senado de reportagens de vários jornais contendo críticas ao comportamento de Nelson Jobim.

29/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima protesta contra declaração do presidente do TSE

Almeida Lima protesta contra prisão de sindicalista

Almeida Lima protesta contra retirada de assinaturas em recurso

Almeida Lima protesta contra decisão de Renan sobre CPI

Almeida Lima protesta contra matéria do jornal Correio Braziliense

Almeida Lima protesta contra inclusão de seu nome em lista de presentes da Gautama