Arthur Virgílio: dirigentes da Petro-Sal devem passar pelo crivo do Senado



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), adiantou que apresentará emenda ao projeto que institui a Petro-Sal, empresa que gerenciará os contratos do petróleo do pré-sal, para que a escolha de seus dirigentes passe pelo crivo do Senado Federal. Arthur Virgílio também criticou a urgência constitucional para exame dos quatro projetos enviados pelo Executivo ao Congresso, instituindo o novo marco regulatório do petróleo, e disse acreditar que esse regime de votação cairá. 

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse concordar com a proposta de fortalecer a Petrobras e de se criar uma nova empresa para os contratos do petróleo do pré-sal, mas também alertou para o risco de que prevaleçam indicações políticas para dirigir a estatal e para a possibilidade de elevação excessiva do número de seus funcionários. O senador também propôs um entendimento para votação dos projetos sobre o pré-sal sem o regime de urgência constitucional solicitado pelo governo federal, em um prazo que propicie o exame adequado do assunto. 

Já o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) disse que vai apoiar o governo na votação do novo marco regulatório do pré-sal, que ele acredita resultará em recursos substantivos para a população, por meio do fundo social a ser criado. Com o novo sistema, ponderou ele, os dividendos ficarão para o povo brasileiro. 

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que há unanimidade quanto ao desejo de fortalecimento da Petrobras, mas afirmou que a mudança do regime de concessão para partilha de produção no pré-sal poderá resultar em problemas, como a demora na possibilidade de uso dos recursos arrecadados, que serão, segundo proposta do governo, canalizados para um fundo social.

Mais informações a seguir



08/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicações para cargos de alto escalão devem passar em breve pelo crivo do Senado

Mudanças no Imposto de Importação terão de passar pelo crivo do Senado

Asilo político para estrangeiros pode passar por crivo do Senado

Arthur Virgílio elogia realização pelo Senado da Semana da Visão

Arthur Virgílio: PSDB "faz opção pelo Senado" e defende perda de mandato de Renan

Arthur Virgílio quer saber por que dirigentes do PT operam como agentes públicos federais