Asilo político para estrangeiros pode passar por crivo do Senado



Casos polêmicos de concessão de asilo político a estrangeiros, como o do italiano Cesare Battisti, poderão ser submetidos ao crivo do Senado se for aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/09, de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

De acordo com o Substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), caberá ao Senado aprovar ou não a decisão do Poder Executivo de conceder asilo político nos casos em que o Plenário da Casa aprovar requerimento autorizando tal deliberação. A análise de cada caso deverá ser concluída em até 30 dias após a decisão do governo.

- Essa PEC vai contribuir para a resolução de casos como o de Cesare Battisti, em que apenas alguns setores da sociedade defendem a concessão de asilo. Essa indefinição acaba prejudicando as relações do país - disse Demóstenes em entrevista à Agência Senado.

Com o fim da legislatura, a PEC teve que ser arquivada para atender o que estabelece o artigo 332 do Regimento Interno. Demóstenes informou, entretanto, que apresentará requerimento ao Plenário solicitando que a proposta volte a tramitar assim que for iniciada a nova legislatura, em fevereiro.

Caso Battisti

Ex-membro do grupo político extremista Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, em 1993, sob a acusação de ter coordenado o assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979.

Preso em março de 2007 no Rio de Janeiro, sua extradição foi solicitada pelo governo italiano em maio do mesmo ano.

Sob o argumento de "fundado temor de perseguição por opinião pública", o então ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu status de refugiado político ao italiano, contrariando decisão do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Em dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu negar o pedido de extradição de Battisti. O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, declarou, no último dia 18, que a corte vai analisar se a decisão de Lula fere o tratado de extradição assinado entre os governos brasileiro e italiano.



26/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicações para cargos de alto escalão devem passar em breve pelo crivo do Senado

Mudanças no Imposto de Importação terão de passar pelo crivo do Senado

Arthur Virgílio: dirigentes da Petro-Sal devem passar pelo crivo do Senado

Senado poderá opinar sobre a concessão de asilo político

Suplicy quer asilo político para Cesare Battisti

Suplicy anuncia carta ao presidente Lula em defesa do asilo político para Cesare Battisti