"Brasil já deveria ter superado questão da igualdade racial", diz Quintanilha



"No nosso país, já deveríamos ter superado há muito tempo a questão da igualdade racial." A afirmação foi feita nesta segunda-feira (10) pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), em audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para discutir a igualdade racial, com o tema "O Negro no Brasil".

Na opinião de Quintanilha, o Brasil tem avançado, "embora timidamente", na questão da igualdade racial. O senador disse acreditar num futuro em que as pessoas serão reconhecidas e se destacarão pela inteligência e pela capacidade de contribuir para o destino da sociedade brasileira, "independentemente da raça e da cor".

O coordenador para Assuntos de Igualdade Racial do Distrito Federal, João Batista de Almeida, lembrou que o órgão existe somente há três meses e, embora ainda "engatinhando", tem trabalhado bastante para corresponder às expectativas da comunidade brasiliense.

- Sabemos, sim, do racismo que ainda existe no Distrito Federal, mas estamos trabalhando com o governo de José Roberto Arruda, pois sabemos que este é o nosso momento para filtrar o que é mais importante para termos condições de trabalhar - disse João Batista na reunião com os senadores.

Já Maria do Carmo Ferreira da Silva, assessora de Assuntos Federativos da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e coordenadora Nacional do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção pela Igualdade Racial, destacou a necessidade de contextualizar a história de todos os que têm contribuído para a discussão do tema.

- A gente volta aqui quantas vezes for necessário para contribuir com essa discussão, para que o Brasil tenha ações afirmativas enquanto políticas públicas - destacou.

O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), ao encerrar os debates, lembrou que a audiência desta segunda-feira foi apenas a primeira do ciclo de debates que pretende realizar durante todo o mês de novembro sobre questões raciais. O senador informou que, no dia 20, a discussão do colegiado será sobre a proposta de Estatuto da Igualdade Racial, projeto de sua autoria que foi aprovado pelo Senado em 2005 (PLS 213/03). Já no dia 24 de novembro, a CDH deverá reunir-se para debater a questão quilombola, com o tema "Quilombo de Amanhã", e finalmente, no dia 27 deste mês, o tema do encontro será "Direito, Matrizes Religiosas e Etnias Raciais".



10/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para ministra, igualdade racial deve ser vista como questão estratégica

Brasil e EUA debatem segurança e igualdade racial

Seminário vai discutir a igualdade racial no Brasil

Brasil e BID discutem cooperação pela igualdade racial

Brasil usa Estatuto de Igualdade Racial de forma positiva, diz ministra

QUINTANILHA DIZ QUE BRASIL PRECISA REPENSAR QUESTÃO DOS TRANSGÊNICOS