Brasil e EUA debatem segurança e igualdade racial



Mais de 150 profissionais de segurança pública e representantes da sociedade civil do Brasil e dos Estados Unidos participam, a partir desta quarta-feira (12), do Seminário de Segurança Pública e Promoção da Igualdade Racial, que acontece em Brasília.

Essa é mais uma iniciativa prevista no Plano de Ação Conjunto para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade, firmado entre o Brasil e os Estados Unidos, em 2008, através dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

De acordo com o tratado, os governos brasileiro e norte-americano devem colaborar para promover a cooperação, o entendimento e a troca de informações (inclusive de melhores práticas) para eliminação da discriminação étnico-racial e a promoção de oportunidade igualitárias para todos.

Até sexta-feira (14), os participantes do seminário vão debater o Plano de Ação, a formação de agentes de segurança pública para a promoção da igualdade racial, a experiência dos Estados Unidos e a proposta de formação de agentes de segurança pública para a região Sul.

Estarão no evento policiais civis e militares, bombeiros, membros da sociedade civil e de governo que atuam nas áreas de segurança, Direitos Humanos e Igualdade Racial, além das academias de polícia dos estados e dos coordenadores de cursos de pós-graduação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). Essa rede forma gratuitamente, por ano, mais de 5.500 profissionais de segurança pública.

Fonte:
Ministério da Justiça

 

12/05/2010 20:13


Artigos Relacionados


Seminário vai discutir a igualdade racial no Brasil

Brasil e BID discutem cooperação pela igualdade racial

Brasil usa Estatuto de Igualdade Racial de forma positiva, diz ministra

"Brasil já deveria ter superado questão da igualdade racial", diz Quintanilha

Postagem coletiva na internet comemora promoção da igualdade racial no Brasil

Brasil e Espanha firmam cooperação pela promoção da igualdade racial