CAS examina concessão de pensão especial por crime político



Passados quase 23 anos do atentado à bomba que matou a secretária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seccional Rio de Janeiro, Lyda Monteiro da Silva, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pode aprovar a concessão de pensão especial ao filho da vítima, Luiz Felippe Monteiro Dias. Nesta quinta-feira (27), às 10h, o colegiado se reúne para discutir e votar parecer favorável do senador Teotônio Vilela Filho a projeto da Câmara que concede o benefício em reparação ao crime, promovido por -motivações políticas-.

Na exposição de motivos que acompanha o projeto, de iniciativa da Presidência da República, o ex-ministro da Justiça José Gregori recorda que Lyda Monteiro da Silva foi morta em 27 de agosto de 1980 ao abrir uma carta-bomba endereçada ao então presidente da OAB do Rio de Janeiro. A proposição prevê a concessão de pensão de R$ 500,00, mensal e vitalícia, e ressalva que valores do benefício efetivamente pagos deverão ser deduzidos de qualquer indenização que a União venha a custear em razão do episódio.

Das demais 12 matérias em pauta na CAS, dois projetos da Câmara na área de saúde contaram com parecer pela aprovação da relatoria. O senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) ofereceu substitutivo à proposição que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de cartazes, em farmácias e drogarias, orientando sobre a falsificação de remédios. O outro projeto pretende obrigar as unidades de saúde, públicas e privadas, a preencherem declaração de óbitos ocorridos em suas dependências, assim como a realizarem, mensalmente, estatísticas das mortes registradas, e recebeu o aval do senador Eurípedes Camargo (PT-DF).

A discussão sobre o projeto que trata do estatuto de defesa do torcedor, enviado pela Presidência da República, também está na ordem do dia da comissão. Relatada favoravelmente pelo senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), a proposta tem 45 artigos e aborda questões como a transparência e o regulamento de competições esportivas; a oferta de alimentação, transporte e segurança aos torcedores; a relação da torcida com a arbitragem, clubes e a justiça desportiva. Sérgio Guerra vai sugerir ainda o acolhimento de projeto do ex-senador Carlos Bezerra que garante ao empregado doméstico o benefício do auxílio-acidente.



21/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pensão especial para vítima de atentado político foi acatada pela Comissão de Assuntos Sociais

Projeto de Sibá facilita concessão de pensão aos "soldados da borracha"

PROJETO DE IGNÁCIO EXCLUI DE PENSÃO AUTOR DE CRIME DOLOSO

CAE examina criação da Previc, que vai fiscalizar fundos de pensão

Senado poderá opinar sobre a concessão de asilo político

Antero informa que assassinato do primo não foi crime político, mas latrocínio