CCJ quer informações do governo sobre brasileiro sequestrado na Venezuela



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi designado, nesta quarta-feira (7), interlocutor da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) junto ao governo para levantar informações sobre as providências para a libertação do brasileiro Vicente Aguiar Vieira, que teria sido sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Farc em território venezuelano. A indicação foi feita pelo presidente da comissão, senador Demosténes Torres (DEM-GO), durante a reunião semanal do colegiado.

O assunto foi abordado pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o qual informou que o brasileiro foi sequestrado há dois meses pelas Farc, que ele classificou como "organização criminosa de narcotraficantes".Ele disse que o governo ainda não se pronunciou sobre o fato e propôs que a CCJ predisse explicações. O senador sugeriu o nome de Suplicy como intermediário, lembrando sua atuação contra a extradição de Cesare Battisti, o italiano acusado de envolvimento em ações terroristas em seu país.

- Não encontramos justificativa para que governo não se manifeste. Não conheço o senhor Vicente Aguiar, mas é um brasileiro. Cabe ao governo intervir e pedir providências para libertá-lo - afirmou Alvaro Dias.

Suplicy manifestou-se disposto a buscar o diálogo com o ministro da Justiça, Tarso Genro. Mas o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), chegando mais tarde à CCJ, informou que já estão sendo adotadas medidas em relação ao caso. Ele disse que o governo está em contato com a mulher do brasileiro, e que a Interpol e a Embaixada do Brasil na Venezuela já foram acionadas.

Depois de informar que o brasileiro é comerciante de pedras preciosas e frisando que o sequestro foi em território venezuelano, Jucá disse que há duvidas se as Farc estão de fato envolvidasno caso. Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que a guerrilha, embora praticamente destroçada, ainda pode causar danos e ainda mantém reféns. Para ele, o caso do brasileiro pode ser bem conduzido pelo Itamaraty, que tem conhecimento sobre formas de negociação, que devem ser conduzidas em sigilo.



07/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer informações do governo brasileiro sobre crise na Parmalat

Mozarildo quer informações do governo sobre suposto sequestro de brasileiro pelas Farc

CRE quer informações sobre negociação com Venezuela

CRE pede informações ao governo sobre negociação com a Venezuela

Situação de brasileiro sequestrado pelas Farc é debatida na CCJ

Heráclito quer informações sobre obras inacabadas do governo do PI