CCJ vota redução do período de campanha eleitoral



Nesta quarta-feira (dia 2), às 10h, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião para apreciar, entre os 16 itens da pauta, o projeto de lei do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) que reduz o tempo de campanha eleitoral. Na opinião do autor, a proposta, que tem voto favorável do relator, o senador licenciado José Jorge (PFL-PE), é muito importante para a reordenação do sistema eleitoral brasileiro, especialmente depois da aprovação do financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais no plenário do Senado na última semana.

Segundo o projeto, a campanha eleitoral só poderá começar 40 dias depois da data definida pela legislação eleitoral em vigor. Da mesma forma, a proposta reduz o interstício entre o primeiro e o segundo turno da eleição de quatro para três semanas. Bornhausen também pretende com o projeto alterar o critério de divisão do tempo do horário eleitoral gratuito, que passaria a levar em consideração o tamanho das bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados no início da legislatura e não do ano eleitoral.

Os membros da CCJ, presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM), também analisam na reunião projeto de lei da senadora Marina Silva (PT-AC) que impede a candidatura de suplentes que sejam parentes até o segundo grau do candidato ao Senado. A matéria tem o apoio da relatora, senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE).

A partir de relatório favorável do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a CCJ avalia a proposta de emenda à Constituição (PEC), já aprovada na Câmara, que busca incluir os dentistas entre os servidores autorizados a acumular cargos públicos. Atualmente, somente médicos e professores podem ocupar simultaneamente mais de um emprego público.

Álvaro Dias é autor da PEC que possibilita a nomeação dos membros de tribunais de contas estaduais e municipais por meio de concurso público, que também está na pauta da CCJ, com relatório favorável do senador Jefferson Peres (PDT-AM). Em outro projeto que conta com o apoio do relator, senador José Eduardo Dutra, Álvaro Dias sugere que os relatórios das caixas-pretas de aviões acidentados sejam divulgados no Diário Oficial.

Na reunião, a CCJ também pode emitir sua opinião acerca de projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que regula o comércio eletrônico pela Internet. O relator, senador José Fogaça (PMDB-RS), é favorável à proposta.

27/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ examina projeto que reduz período de campanha eleitoral

CCJ analisa projeto que diminui período da campanha eleitoral

CCJ analisa projeto que reduz período de campanha eleitoral

Projeto que diminui período de campanha eleitoral será examinado pela CCJ

JÚLIO CAMPOS DEFENDE PERÍODO DE 90 DIAS PARA CAMPANHA ELEITORAL

CCJ vota sistema eleitoral, financiamento de campanha e funcionamento de partidos