CMA analisa compensação por obras de conservação do solo e recursos hídricos



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) reúne-se nesta terça-feira (26), às 11h30, quando deve votar, em decisão terminativa, o projeto de lei do Senado (PLS 142/07), de autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES), que trata da retribuição a proprietários rurais por serviços ambientais de conservação de solo e de recursos hídricos executados em suas terras.

O projeto, que acrescenta inciso aos artigos 21, 22 e 38 da Lei nº 9.433/97, propõe que seja considerado, como parte dos procedimentos da definição de valores a serem cobrados dos fazendeiros pelo uso da água, a avaliação e o conseqüente abatimento dos serviços de proteção ambiental das propriedades que os propiciam. O relatório do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) é pela aprovação da matéria.

Em sua justificativa, Renato Casagrande argumenta que o proprietário rural merece "reconhecimento e retribuição" pela adoção de métodos e técnicas "mantenedores e melhoradores" do meio ambiente. Ele enumera entre esses métodos aqueles que resultam na redução de sedimentos, de contaminações e de resíduos que seriam carreados para os rios.

Na mesma reunião, a CMA deverá analisar projeto (PLS 690/07) que modifica a Lei 8.078/90 para considerar abusiva cláusula contratual que obrigue o consumidor a pagar pela emissão do carnê de pagamento ou boleto bancário. O projeto, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), tem voto favorável do relator e tramita em caráter terminativo.

Outra matéria a ser votada altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) para impor ao fornecedor a obrigação de advertir o consumidor, de forma clara e destacada, do direito de arrependimento previsto no artigo 49 da referida lei. O projeto é de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e tem voto favorável do relator.

22/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Municípios terão fatia maior em compensação por uso de recursos hídricos

CAE rejeita novo rateio da compensação por exploração de recursos hídricos

CAE adia votação de projeto que amplia compensação financeira por uso de recursos hídricos

Tião Viana pede conservação dos recursos hídricos

CMA examina projeto que estimula a conservação de recursos hídricos

Sibá quer alterar compensação financeira por exploração de recursos minerais e hídricos