Compensação financeira por desonerações feitas pela União é aprovada pela CCJ




Autor, Aécio Neves: obrigatoriedade de compensar vai resultar em política "mais criteriosa"

VEJA MAIS

A União poderá ser obrigada a compensar financeiramente estados e municípios - dentro do mesmo exercício financeiro e na forma de lei complementar - por perdas orçamentárias decorrentes da concessão de subsídios ou isenção de impostos a setores produtivos. A medida está prevista em proposta de emenda à Constituição (PEC 31/2011) de iniciativa do senador Aécio Neves (PSDB-MG), aprovada, nesta quarta-feira (21), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O texto também prevê compensação quando da concessão de crédito presumido, anistia, remissão, favores fiscais ou qualquer outro benefício de natureza tributária, relativo a impostos ou contribuições cujas receitas sejam compartilhadas entre os entes da Federação. A determinação se aplica não só à União, mas também a estados que concederem benefícios do gênero e, assim, causarem prejuízos às finanças municipais.

Em seu relatório, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) rejeitou outras nove propostas correlatas que tramitavam em conjunto com a PEC 31/2011. Apesar de considerar legítima a concessão de isenções e subsídios visando alavancar a atividade econômica, Aloysio avaliou como injustificável estados e municípios continuarem assumindo parte do ônus decorrente da medida.

- Toda vez que um ente federado conceder benefício fiscal em detrimento de receita que pertence a outro ente, ele será obrigado a compensar. Acaba a cortesia com o chapéu alheio. A União será mais prudente nas políticas [de desoneração] que vem adotando, e que não têm dado resultado em termos de crescimento econômico - afirmou Aloysio.

Temor

Ao defender a PEC 31/2011, Aécio deixou claro ter preservado o direito de a União continuar concedendo benefícios fiscais a setores da economia, desde que não "adentre receitas que não são suas". O parlamentar acredita que a obrigatoriedade de compensar eventuais prejuízos a estados e municípios vai resultar em uma política de desonerações "mais criteriosa".

Os argumentos de Aécio não foram suficientes para tranquilizar o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI). Apesar de votar a favor da proposta, Wellington disse temer impactos negativos sobre a economia nacional. O receio era de que sua aprovação gerasse, já em 2013, a obrigatoriedade de repasse pela União de R$ 42 bilhões a estados e municípios.

Emenda

Após sustentar que a PEC 31/2011 ainda depende de regulamentação para surtir efeito, Aloysio comprometeu-se a ajustar, durante os dois turnos de votação da matéria no Plenário do Senado, eventuais pendências em relação ao texto. Isso inclui, por exemplo, emenda sugerida pelo senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) transferindo a exigência de compensação financeira para o exercício seguinte.

Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Pedro Taques (PDT-MT), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Armando Monteiro (PTB-PE), Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS) e José Agripino (DEM-RN) - os três últimos autores de propostas correlatas à PEC 31/2011 - manifestaram-se favoráveis à compensação de perdas financeiras de estados e municípios por desonerações concedidas pela União.

Veto Mantido

Nesta terça-feira (20), o Congresso Nacional manteve veto da presidente Dilma Rousseff a dispositivo de projeto de lei do Senado (PLS 240/2013 - Complementar) que retirava do cálculo das transferências do Fundo de Participação dos Estados (FPE) incentivos tributários ofertados pela União.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ciro Nogueira cobra compensação para estados e municípios por desonerações concedidas pela União

Garibaldi quer compensação financeira pela não taxação do petróleo na origem

CI examina aumento da compensação financeira pela exploração de minério de ferro

CAS examina dois projetos que elevam compensação financeira pela exploração mineral

CAS vai examinar projeto que eleva compensação financeira pela exploração de recursos minerais

Municípios que abrigam hidrelétricas poderão ter maior compensação financeira da União