CPI DO TRABALHO INFANTIL QUER INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO MEC



A presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura denúncias sobre o trabalho infantil no Brasil, senadora Marluce Pinto (PMDB-RR), entregou ao secretário executivo do Ministério do Trabalho, Antonio Augusto Anastasia, uma lista de perguntas sobre a fiscalização e providências do governo federal em relação ao problema. Segundo Marluce, as respostas serão fundamentais para que a CPI encerre suas atividades até o dia 13 de agosto, com um relatório completo de toda a situação.

A CPI reuniu-se no início da noite de hoje (dia 17) para ouvir os ministros do Trabalho e da Educação, mas devido à votação dos destaques da reforma da Previdência que acontecia ao mesmo tempo na Câmara dos Deputados, a relatora, deputada Célia Mendes (PPB-AC), decidiu entregar a solicitação da CPI Mista em relação às providências federais ao representante do Ministério do Trabalho. Ele terá prazo até o final deste mês para responder às perguntas, informou a senadora Marluce Pinto.

- Antonio Augusto Anastasia já tem um dossiê completo sobre as atividades da CPI, sobre as viagens e as constatações que fizemos in loco, e sobre as providências daquela pasta em relação à fiscalização e punição para este tipo de exploração de menores - disse Marluce Pinto, ressaltando que as mesmas informações serão solicitadas ao MEC.

Ela lembrou que, por outro lado, o Ministério da Educação é o responsável pela criação de projetos que já estão em andamento, inclusive com a adoção de programas de bolsa-escola, principalmente na Zona da Mata, em Pernambuco, e em Mato Grosso do Sul, estados onde se encontra a maior incidência da exploração de crianças e adolescentes "pela iniciativa privada e, mais precisamente, nas carvoarias", informou a senadora.

De acordo com Marluce Pinto, essa situação tem melhorado "devido ao empenho dos governos federal e estaduais e das prefeituras em solucionar ou, pelo menos, minimizar a questão, implantando os programas". A principal constatação positiva, acrescentou, é a de que os índices de aprovação escolar dessas crianças têm aumentado em conseqüência das ações conjuntas de toda a sociedade.



17/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério fiscaliza trabalho infantil no carnaval

Ministério do Trabalho inaugura Serviço de Informações ao Cidadão

Procuradora do Trabalho confirma denúncias sobre trabalho infantil nas lavouras de fumo

CAS vai debater trabalho de farmacêuticos e aumento do trabalho infantil

MINISTROS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO FALAM NA CPI DO TRABALHO INFANTIL

CPI DO TRABALHO INFANTIL VAI OUVIR MINISTROS DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO