CPI DO TRABALHO INFANTIL VAI OUVIR MINISTROS DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO



Os ministros da Educação, Paulo Renato Souza, e do Trabalho, Edward Amadeo, serão as próximas autoridades ouvidas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que investiga o trabalho infantil no país. Os senadores querem saber dos ministros o que tem sido feito no âmbito de suas pastas para combater a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

Na última semana, as senadoras Marluce Pinto (PMDB-RR) e Emília Fernandes (PDT-RS) visitaram Mato Grosso do Sul para avaliar de perto o programa "Vale Cidadania", criado para retirar as crianças que trabalhavam em carvoarias. A iniciativa é resultado de parceria entre os governos estadual e federal.

As senadoras visitaram os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, onde o programa procura oferecer alimentação, orientação educacional, esportes e lazer a jovens de 7 a 14 anos que antes trabalhavam em carvoarias. "Pudemos constatar como é sofrido aquele trabalho e ficamos profundamente satisfeitos com as ações realizadas em Mato Grosso do Sul para combater esse problema que não é só do Brasil, mas internacional", analisou Emília Fernandes.

Cerca de 30 municípios do estado já foram beneficiados pelo programa, que deve atingir, em 1998, 5 mil crianças. Emília destacou também a participação de empresários da região que estão custeando a merenda escolar e até pessoas para trabalharem nas escolas dos municípios que têm atividade carvoeira.

- Estamos convencidos de que a saída para o trabalho infantil passa pela educação, mas esse é apenas um primeiro passo, que deve ser complementado - afirmou Emília. Para ela, não adianta dar assistência às crianças somente até os 14 anos se não houver paralelamente alternativas de profissionalização e de trabalho. A senadora quer que o programa, hoje implementado no Mato Grosso do Sul, na Bahia e em Pernambuco, seja estendido para o resto do Brasil.



18/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MINISTROS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO FALAM NA CPI DO TRABALHO INFANTIL

CPI DO TRABALHO INFANTIL FARÁ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM MINISTROS

Sem educação não se combate trabalho infantil, diz ativista indiano

Procuradora do Trabalho confirma denúncias sobre trabalho infantil nas lavouras de fumo

CAS vai debater trabalho de farmacêuticos e aumento do trabalho infantil

CPI DO TRABALHO INFANTIL QUER INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO MEC