Procuradora do Trabalho confirma denúncias sobre trabalho infantil nas lavouras de fumo



Durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quarta-feira (2), a procuradora Margaret Matos de Carvalho confirmou as denúncias veiculadas pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), em reportagem do dia 18 de maio último, sobre o uso de mão-de-obra infantil no cultivo e preparo das folhas de fumo no estado. Margaret é procuradora do Ministério Público do Trabalho no Paraná. Ela disse que milhares de menores são usados nas lavouras tanto no Paraná quanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

VEJA MAIS

A procuradora também acusou a indústria do fumo de praticar "endividamento crescente" das famílias plantadoras, mantendo esses fumicultores em "situação de servidão", pois fornecem aos agricultores os produtos necessários para o cultivo. Segundo ela, as crianças que trabalham com o manuseio das folhas de fumo apresentam problemas de déficit cognitivo e de lesão por esforço repetitivo.

O senador Flávio Arns (PT-PR), autor do requerimento para realização da audiência pública, acrescentou que estudos acadêmicos demonstram que essas crianças apresentam níveis de nicotina no organismo superiores aos dos próprios fumantes.

De acordo com a procuradora Margaret, as indústrias do fumo já foram acionadas na Justiça por meio de ação civil pública. Ela sugeriu que os ministérios convidados para a audiência (do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) promovam diligências para fiscalizar as regiões produtoras de fumo. Arns avisou que as acusações da procuradora serão enviadas pela CDH para os três ministérios, com o objetivo de cobrar desses órgãos a obrigação de implantar a Convenção-Quadro Para o Controle do Tabaco no Brasil.

Margaret disse que 200 mil brasileiros morrem anualmente devido a doenças causadas pelo tabagismo e acrescentou que a indústria do fumo no Brasil é dominada por empresas transnacionais. Para ela, o governo brasileiro deve exigir reparações dessas empresas pelos danos causados pela indústria fumageira, como os prejuízos à saúde dos fumicultores e os prejuízos ambientais devido a agrotóxicos, entre outros.

Representando o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o assessor Flávio Pércio Zacher também participou da audiência pública. Ele informou que, no próximo dia 11, o ministro visitará a região do município de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) e percorrerá lavouras e indústria do fumo, além de promover audiência pública sobre a questão do trabalho infantil. Disse também que o Brasil é o maior exportador mundial de fumo.



02/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representantes de fumicultores e da indústria do fumo contestam denúncias sobre trabalho infantil no setor

Trabalho infantil no cultivo de fumo será discutido em audiência pública

Flávio Arns lamenta exploração de trabalho infantil em lavoura de fumo no Paraná

CAS vai debater trabalho de farmacêuticos e aumento do trabalho infantil

CPI DO TRABALHO INFANTIL QUER INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO MEC

MINISTROS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO FALAM NA CPI DO TRABALHO INFANTIL