Iris de Araújo quer regulamentar práticas farmacêuticas



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve examinar em breve, em decisão terminativa, projeto da senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) que prevê a proibição da captação de receitas com prescrições magistrais (fórmula descrita pelo médico) e oficinais (fórmula inscrita em farmacopéias e compêndios) por pontos de venda de medicamentos diversos das farmácias. Também pretende vedar às farmácias que possuem filiais a centralização total da manipulação em apenas um de seus estabelecimentos.

A proposta da senadora por Goiás acrescenta dois parágrafos a artigo da Lei nº 5.991/73, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Na verdade, Iris de Araújo quer inserir na lei em questão dois dispositivos de regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que fixa os requisitos mínimos para a manipulação, o fracionamento, a conservação, o transporte, o processamento de preparações magistrais e oficinais, alopáticas e/ou homeopáticas e de outros produtos de interesse da saúde.

Na justificativa ao projeto, a parlamentar adverte para -os riscos e prejuízos a que o consumidor fica exposto quando ocorre a captação, bem como a intermediação entre empresas e outros estabelecimentos, de receitas contendo formulações magistrais e oficinais por drogarias, ervanários ou postos de medicamentos-. Nesses casos, além de não receber informações -claras e seguras- sobre sua formulação personalizada, o cliente perderia o contato direto com o farmacêutico e não teria segurança quanto à qualidade do produto nem meios de saber se o estabelecimento é licenciado junto aos órgãos de fiscalização sanitária.



11/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris de Araújo quer pressa na reforma agrária

Iris de Araújo quer incentivar empresas a contratarem idosos

Iris de Araújo quer dar capacitação profissional e cidadania aos carentes

Iris de Araújo quer viabilizar centros de convivência para idosos

Iris de Araújo quer assembléia constituinte exclusiva " para refundar o país"

Iris de Araújo quer Brasil líder de movimento mundial por melhor distribuição de riqueza