Iris de Araújo quer viabilizar centros de convivência para idosos



A situação de abandono vivida por milhares de idosos brasileiros levou a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) a apresentar em Plenário, nesta terça-feira (29), projeto de lei para viabilizar a implantação de centros de convivência e casas-lares no país. Isso seria possível, conforme assinalou, com a cobertura desses empreendimentos pelos financiamentos federais dirigidos aos programas de habitação popular.

Apesar desses mecanismos de socialização e assistência estarem previstos na lei que instituiu a Política Nacional do Idoso, Iris de Araújo disse que foi -a flagrante carência de instrumentos concretos- para sua materialização que a estimularam a elaborar a proposta.

- O Brasil, que se conscientiza e assume o dever de cuidar melhor das crianças, que são o nosso futuro, tem a obrigação de também oferecer tratamento digno aos idosos, que trabalharam para nos legar o país em que vivemos - sustentou. Embora as estatísticas apontem o crescimento da expectativa de vida dos brasileiros, Iris lamenta a contradição entre esse fato e -a situação de tristeza, abandono e opressão em que vivem milhares de idosos pobres-.

Trabalho

Outra questão que é fonte de angústia para a senadora por Goiás é o descompasso entre o crescimento da produção industrial nacional e a geração de empregos no setor. Enquanto a produção industrial do país cresceu em média 4,1% entre fevereiro de 2002 e fevereiro de 2003, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os empregos gerados pelo setor sofreram uma retração de 0,2%.

- Se os resultados da nossa atual política industrial não são satisfatórios, será que isto não está querendo dizer que é preciso uma nova política? - indagou. Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) também questionou o fato de os ganhos registrados nos setores industrial, agrícola e exportador não reverterem em prol da geração de empregos. E arriscou como solução a reorientação de investimentos públicos e a adoção de iniciativas criativas para impulsionar os postos de trabalho e a produção.



29/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris de Araújo quer incentivar empresas a contratarem idosos

Iris de Araújo cobra melhores condições de vida para os idosos

Iris de Araújo quer assembléia constituinte exclusiva " para refundar o país"

Iris de Araújo quer pressa na reforma agrária

Iris de Araújo quer regulamentar práticas farmacêuticas

Iris de Araújo quer dar capacitação profissional e cidadania aos carentes