José Jorge pede política para educação com prioridade para o ensino fundamental



O senador José Jorge (PFL-PE) voltou a cobrar nesta sexta-feira (28) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ações concretas que dêem um rumo para a educação brasileira. Ele estranhou que até agora, apesar de decorridos 15 meses de governo, Lula não tenha dado prioridade à educação, conforme promessa de campanha.

Segundo José Jorge, a cada dia o Ministério da Educação lança um programa novo, o que dificulta ainda mais a qualquer brasileiro tentar descobrir a linha que o governo quer dar para o setor. A troca de ministro no início deste ano (saiu Cristovam Buarque e entrou Tarso Genro) é, na visão do senador, mais uma prova de que o governo não possui um programa para a educação.

Por isso, José Jorge aconselhou o governo a dar prioridade ao ensino fundamental, com destaque para o fortalecimento pedagógico das 1ª e 2ª séries, onde as crianças são, de fato, alfabetizadas. Com isso, afirmou o senador, meninos e meninas passariam a ter base para cursar as séries subseqüentes com melhor aproveitamento. Atualmente, mais de 50% das crianças que chegam às 4ª e 5ª séries do ensino fundamental não sabem ler e nem escrever, informou.

Outra prioridade destinada a melhorar o rendimento do ensino brasileiro, de acordo com sugestão de José Jorge, passaria pelo fortalecimento do ensino das ciências, incluindo matérias como matemática, biologia, física e química. A primeira providência seria a contratação de professores, com melhor qualificação, bem como a construção de laboratórios e a modernização do ensino.

José Jorge advertiu também para um outro problema que considera grave: a ausência de professores capacitados para dar aulas de ciências, já que as atuais faculdades não estão formando, professores para as matérias em número suficiente.



28/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge pede prioridade para alfabetização infantil

José Jorge pede pressa para a reforma política

Educação: Mais de 560 mil alunos são cadastrados para o Ensino Fundamental

Em homenagem às mantenedoras de ensino superior, Cristovam pede prioridade à educação básica

Educação abre matrículas antecipadas para ensino fundamental em 2008

José Jorge diz que governo dará prioridade no orçamento para o setor elétrico