Lúcia Vânia alerta sobre importância da discussão sobre biotecnologia



Ao registrar publicação de matéria intitulada -Biotecnologia e fome-, na edição desta quarta-feira (26) do jornal O Estado de S. Paulo, que destaca relatório da Organização para a Agricultura e Alimentação da ONU (FAO) segundo o qual a biotecnologia poderia ajudar no combate à fome, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) lembrou que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) analisa, na próxima semana, projeto de biossegurança que envolve discussões sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs) e as células-tronco.

A pesquisa da FAO, segundo a senadora, concluiu que a biotecnologia poderá ajudar os produtores do Terceiro Mundo a alimentar mais de 2 bilhões de pessoas em 30 anos. Aquele organismo da ONU também detectou que, infelizmente, até agora poucos países e apenas alguns grupos têm se beneficiado da ciência nesta área.

Lúcia Vânia informou ainda que o relatório da ONU citado pelo jornal também divulgou que a União Européia suspendeu a moratória imposta aos produtos geneticamente modificados e que a biotecnologia pode contribuir para superar obstáculos à produção agrícola que não seriam superados pelos métodos tradicionais.

- Temos a responsabilidade de não deixarmos passar por esta Casa essa matéria (o projeto de biossegurança) de forma açodada, sem nos envolvermos de corpo e alma na sua discussão. Temos a chance de decidirmos sobre o futuro de pesquisas e investimentos que venham determinar a possibilidade de correção de uma de nossas maiores mazelas, que é a fome - afirmou Lúcia Vânia.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende ampla discussão sobre a Lei de Biosssegurança

Lúcia Vânia pede mais discussão sobre projetos do pré-sal

Lúcia Vânia destaca discussão sobre uso terapêutico de células-tronco

Lúcia Vânia alerta para polêmica sobre projeto que altera o Simples Nacional

Lúcia Vânia registra congressos sobre medicamentos e anuncia audiência pública sobre o tema

Lúcia Vânia fala da importância da família