Paim pede aprovação imediata do Estatuto da Igualdade Racial



Em pronunciamento nesta segunda-feira (16), o senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou o encaminhamento à Mesa de requerimento em que solicita urgência para a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, de sua autoria, na próxima quinta-feira (19), quando o Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado em Plenário.

Paim defendeu a aprovação do projeto como veio da Câmara, lembrando que todos os temas polêmicos da matéria, que tramita no Congresso Nacional há 15 anos, foram retirados pelos deputados para simplificar o texto que já havia sido aprovado pelo Senado.

- O texto do Senado era muito mais amplo, seria o ideal na minha avaliação, mas já que a Câmara entendeu diferente, quero aprovar como veio da Câmara. Os relatores das comissões dariam seus pareceres aqui [no Plenário]. Tudo que era polêmico foi retirado. Ficou só o que os deputados entenderam que era consenso - disse.

Cidadão

Em seu discurso, Paim, também agradeceu ao deputado distrital Paulo Tadeu (PT-DF) pela apresentação de requerimento que o agracia com o título de Cidadão Honorário de Brasília. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. No requerimento, o deputado distrital destaca as ações de Paim em defesa dos trabalhadores do setor público e privado, dos aposentados e pensionistas e de todos os que são discriminados no país.

- Esse gesto me deixa muito feliz, é um título que muito me honra receber. Todos sabem o amor que tenho pela capital que me acolheu nesses anos de vida pública de forma tão generosa - afirmou.

Livro

Paim registrou ainda o lançamento, no último sábado (14), do livro O Poder que Emana do Povo, de sua autoria, na 50ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma das mais antigas do país e a maior em sua categoria realizada a céu aberto. Paim disse que, para celebrar seus 60 anos, que completará este ano, a obra reúne 60 das mais de mil propostas que apresentou ao longo de sua vida pública, entre elas o Estatuto do Idoso e o Estatuto das Pessoas com Deficiência.

Redação

O senador pelo Rio Grande do Sul também saudou Simone Maria Gatto, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Wilson Luiz Maccarini, que ficou em primeiro lugar no segundo concurso de redação do Senado, cuja cerimônia de premiação será realizada na próxima quinta-feira (19), no Salão Negro. O concurso, que este ano teve como tema "Muito prazer, sou cidadão de uma república chamada Brasil", foi realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação.



16/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede pressa na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação em março do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede reforma agrária e aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim lamenta a não aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim cobra aprovação do Estatuto da Igualdade Racial