Paim pede reforma agrária e aprovação do Estatuto da Igualdade Racial



O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que participou de um ato público no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, contra o massacre de trabalhadores sem terra em um assentamento em Minas Gerais durante o fim de semana. Pistoleiros invadiram o acampamento, autorizado inclusive pela Justiça, e mataram cinco trabalhadores e feriram outros 15, que estão hospitalizados.

Paim encaminhou à Mesa do Senado um documento assinado por ele próprio e pelo movimento sindical em defesa da reforma agrária.

- É uma triste ironia que, no exato momento em que a Justiça pune os PMs acusados pelo massacre de Carajás, aconteça um outro massacre de trabalhadores - disse Paim. O senador encaminhou também um outro documento, em que faz uma análise sobre a luta contra o desemprego no país.

Segundo o senador, o governo Luiz Inácio Lula da Silva criou 1,8 milhão de empregos formais, embora a situação no campo continue sem solução.

- Na área rural, nada mudou. E constatamos, com tristeza, que nos últimos 25 anos a miséria e o desemprego no Brasil continuam e têm cor: é a cor negra. Não houve qualquer avanço na luta social e contra a discriminação racial - afirmou Paim.

O senador pediu a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, de sua autoria, que está para ser votado, mas sempre recebe críticas e enfrenta empecilhos de setores da sociedade que não são, evidentemente, de negros, observou.

- O Estatuto da Igualdade Racial será a verdadeira carta de alforria do negro brasileiro, já que a primeira não funcionou. Por isso, peço ao Senado e aos senadores que o aprovem.

> Fátima Cleide anuncia resolução de impasse em Floresta Bom Futuro (RO)



23/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede pressa na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação imediata do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação em março do Estatuto da Igualdade Racial

Paim lamenta a não aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim cobra aprovação do Estatuto da Igualdade Racial