Projeto que trata da defesa da língua portuguesa será examinado pela CE



Entre os itens da pauta que a Comissão de Educação (CE) vai examinar em sua reunião de terça-feira (10), inclui-se o substitutivo do senador Amir Lando (PMDB-RO) a projeto da Câmara que trata da proteção e defesa da língua portuguesa. De acordo com o projeto, toda palavra ou expressão escrita em língua estrangeira destinada ao conhecimento público virá acompanhada do termo correspondente em português.

Na ultima quarta-feira (4), a CE realizou audiência pública sobre a matéria, ocasião em que a comunidade científica mostrou-se satisfeita com os aperfeiçoamentos introduzidos pelo substitutivo ao texto original da proposta. Um dos convidados, o professor Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras (ABL), disse que o trabalho de Amir Lando -desbastou os excessos, as arestas e os desvios em relação à vida da linguagem e das línguas-.

Projeto terminativo do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que estende aos promotores de mostras e festivais audiovisuais o incentivo fiscal previsto na lei que instituiu o Programa Nacional de Apoio à cultura (Pronac), também será examinado pela comissão.

O relator da matéria, senador Ricardo Santos (PSDB-ES), recomenda o voto favorável. Ele defende o incentivo fiscal aos patrocinadores de mostras e festivais audiovisuais argumentando que esses eventos -são fundamentais para a divulgação de filmes e o desenvolvimento da indústria cinematográfica-.

Vestibulares

A comissão deve analisar, em caráter terminativo, projeto de lei do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) que estabelece a obrigatoriedade de os editais dos vestibulares indicarem se os cursos são reconhecidos e se as instituições de ensino estão credenciadas de acordo com as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O relator, senador José Jorge (PFL-PE), apresentou substitutivo à proposta, exigindo que esses dados constem também da publicidade impressa dos processos de seleção.

Na pauta da comissão há ainda 21 projetos de decreto legislativo sobre autorizações para execução de serviços de radiodifusão.



06/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que trata da importação de pneus usados será examinado pela CAE

Código de Defesa do Contribuinte será examinado em breve pela CAE

Comunidade científica elogia parecer de Lando a projeto de defesa da língua portuguesa

PROJETO DA PREVIDÊNCIA TAMBÉM SERÁ EXAMINADO PELA CCJ

PROJETO QUE LEGALIZA JOGOS DE AZAR SERÁ EXAMINADO PELA CAS

Projeto que regulamenta a profissão de turismólogo foi aceito na CCJ e será examinado pela CAS