Ruben Figueiró sugere estrada para escoar produção do Mato Grosso do Sul



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) sugeriu em Plenário, nesta segunda-feira (11), a construção de estrada federal para escoar a produção agropecuária de seu estado.

Ele defendeu o projeto de lei do Senado (PLS) 73/2013, de sua autoria, que está em análise na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e prevê a criação de uma estrada entre as cidades de Mineiros (GO) e Umuarama (PR), passando pelo Mato Grosso do Sul. A estrada, segundo o senador, será importante para escoar a produção, integrar a região com os países do Mercosul e dinamizar a economia das cidades e dos estados envolvidos.

- O governo federal deve olhar para esta região e investir. Nosso potencial é imenso. Precisamos de investimentos para realizar nossos projetos e nossos sonhos – disse.

Ele destacou a condição econômica do Mato Grosso do Sul (MS), um estado jovem, com apenas 35 anos, que vive um "processo construtivo, cujos frutos serão colhidos pelas futuras gerações".

Figueró disse que seu estado será, em breve, uma das principais unidades da Federação. De acordo com o senador, o Mato Grosso do Sul tem imenso potencial produtivo, mas não tem contado com o apoio do governo federal. Ele destacou que o estado faz fronteira com estados importantes e com outros países, além de contar com farta quantidade de água, inclusive com o Aquífero Guarani, que é considerado uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo.

- Nossa posição geoeconômica é extremamente vantajosa – comemorou.

O senador informou que o Mato Grosso do Sul tem o terceiro maior rebanho do país, com 28 milhões cabeças de bovinos, além de ser cortado pelo gasoduto da Bolívia- Brasil. O estado ainda é grande produtor de milho, soja, sorgo e conta com reservas minerais na região de Corumbá.

Figueiró admitiu, no entanto, que o estado ainda tem muitos “contrastes”. Com 79 municípios e cerca 2,2 milhões de habitantes, o estado tem mais de 80% da população concentrada em apenas 10 cidades. Segundo o senador, falta infraestrutura de estradas na ligação entre as cidades.

- Para transformar a realidade do estado, é preciso investir na malha rodoviária – observou.

De acordo com Figueiró, o reflorestamento também cumpre um importante papel no estado, com a presença da empresa Eldorado Celulose. Ele acrescentou que o cultivo da seringueira, com forte presença no estado, é a cultura ideal para ser implantada em assentamentos rurais, além de ser uma forma de fixar o homem no campo e proteger o meio ambiente.



11/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró pede solução para conflito agrário em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora 36 anos de Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora crescimento da indústria no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró registra movimento contra a violência no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró homenageia médico que lutou pela criação do Mato Grosso do Sul