Sarney resume situação brasileira para Jimmy Carter



Em jantar oferecido na noite de segunda-feira (04) pela embaixada americana, o presidente do Senado, José Sarney, falou ao ex-presidente Jimmy Carter e a outros convidados sobre a situação vivida hoje pelo Brasil depois de dificuldades políticas e econômicas enfrentadas ao longo das últimas décadas.

- Eu disse que o Brasil superou suas dificuldades, está hoje num novo patamar internacional e apto a agregar responsabilidades. Nossas relações com o mundo amadureceram e, juntos, estamos lutando para melhorar a situação internacional e vencer as crises.

No jantar, Sarney disse ainda que, sem ser um país hegemônico, o Brasil tem trabalhado pelo equilíbrio na América do Sul. Nisso, acrescentou ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido exponencial, porque, com a responsabilidade biográfica de um operário que chegou ao poder, tem tido autoridade para ajudar a conter excessos no continente.

Jimmy Carter também expôs sua opinião sobre o Brasil e elogiou o papel desempenhado por Sarney na transição que devolveu as liberdades democráticas ao país. Disse que o mundo desenvolvido acompanhou apreensivo o processo que resultou no fim do regime militar e na devolução do poder aos civis.

Carter afirmou que o mundo temeu pelos destinos do Brasil e testemunhou as dificuldades internas enfrentadas por Sarney que, na opinião do ex-presidente norte-americano, foi ali um verdadeiro herói.

05/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney participa de jantar em homenagem a Jimmy Carter

Sarney e Jimmy Carter discutem transparência no serviço público

Suplicy saúda Xanana Gusmão e Jimmy Carter

Suplicy felicita Jimmy Carter pelo Prêmio Nobel

João Alberto pede atenção para situação da juventude brasileira

Sarney reúne Comissão Representativa para examinar situação do Rio de Janeiro