Suplicy felicita Jimmy Carter pelo Prêmio Nobel



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou nesta segunda-feira (14) ter enviado ofício ao ex-presidente norte americano Jimmy Carter, pelo recebimento do Prêmio Nobel da Paz de 2002.

-Como líder do Partido dos Trabalhadores e da oposição no Senado brasileiro - que obteve um excelente resultado no primeiro turno da eleições gerais de 6 de outubro último - desejo expressar quão felizes estamos em virtude do reconhecimento de seus esforços em prol da negociação como método para resolver conflitos e diferenças de opiniões entre nações e povos de todo o mundo-, afirma o senador no documento.

Suplicy disse ainda que tem acompanhado as ações de Carter pelo mundo em favor das transações negociadas, -fazendo com que a democracia e a justiça possam prevalecer nas diferentes partes do mundo, como no Oriente Médio, Rússia, Coréia, América Latina - especialmente Cuba e Brasil - Europa e África-.

O senador alertou também para a necessidade de que todos os esforços sejam envidados junto ao presidente George W. Bush e ao Congresso americano para, por meios pacíficos, se consiga que o governo iraquiano acate as resoluções da ONU e uma guerra seja evitada.

-Vamos sempre lembrar as palavras de Martin Luther King Jr.: "todas as vezes, e a cada vez, nós precisamos alcançar as alturas majestosas de confrontar a força física com a força da alma". Gostaria também de expressar minha solidariedade às famílias das vítimas do terrível ataque com explosivos que aconteceu ontem em Bali. Nós precisamos condenar severamente este ato ao mesmo tempo em que nos empenhamos ainda mais para achar uma solução justa e pacífica para todos os envolvidos nesses tristes conflitos-, concluiu Suplicy.



14/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy saúda Xanana Gusmão e Jimmy Carter

Suplicy cumprimenta Carter por Nobel da Paz

Sarney participa de jantar em homenagem a Jimmy Carter

Sarney resume situação brasileira para Jimmy Carter

Sarney e Jimmy Carter discutem transparência no serviço público

Suplicy saúda pesquisadora que recebeu Prêmio Nobel de Economia